Em 25/02/2019
ARISP e ARIRJ lançam indicadores inéditos do Registro de Imóveis no Brasil
Nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, Associações se reuniram junto com o Ministério da Economia, lançam os primeiros dados do Índice do Registro de Imóveis do Brasil.
Nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, a Associação de Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e Associação de Registradores Imobiliários do Rio de Janeiro (ARIRJ), junto com o Ministério da Economia, lançam os primeiros dados do Índice do Registro de Imóveis do Brasil. A parceria também compõe a criação de um Grupo de Trabalho que atuará na melhoria da posição do país no ranking do Doing Business – sistema que avalia os ambientes de regulamentos para fazer negócios e a sua implementação em 190 países.
O presidente da ARISP, Flaviano Galhardo, ressalva que “o objetivo das Associações dos Registros de Imóveis é contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. Esses indicadores fornecerão ao mercado, cidadão e poder público informações confiáveis e de qualidade para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e transparência para os investidores privados”.
De acordo com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, “o índice servirá como termômetro para o mercado imobiliário, tendo impacto na qualificação de políticas públicas e possibilitando melhores decisões dos agentes sobre o mercado imobiliário. Com isso, você pode rever políticas habitacionais, políticas de crédito, políticas de acesso à terra, facilidade de fazer registro, o número de registro. Você consegue determinar se uma política pública no passado teve ou não efeito”.
A coordenadora do Departamento de Estatísticas, Pesquisas e Desburocratização da ARISP, afirma que “com a publicação de nossas estatísticas e índices passa a haver mais transparência da informação e redução do desconhecimento das partes sobre o ambiente de negócios no mercado imobiliário do Brasil. Isso confere mais segurança, transparência e agilidade nas transações”.
Fonte: IRegistradores
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Registro paroquial. Registro do vigário. Inventário. Formal de partilha. Domínio. Posse.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório