Arujá: Em quatro meses Cartório de Registro de Imóveis auxilia na regularização de 200 imóveis da região
Só nessa segunda-feira, último dia de atendimento do posto provisório, foram entregues 12 Registros a moradores em situação regular
Nos quatro meses em que esteve no Parque Rodrigo Barreto, o posto provisório do Cartório de Registro de Imóveis de Santa Isabel entregou a cerca de 200 proprietários o Registro Definitivo de seus lotes.
A partir desta terça-feira (13), o atendimento dado aos moradores que desejam regularizar sua situação será realizado no próprio Cartório, que encerrou nesta segunda-feira as atividades na unidade provisória em Arujá.
A pedido da Prefeitura, desde 1º de agosto uma equipe do Cartório de Registro de Imóveis esteve à disposição dos arujaenses no antigo CRAS do Barreto, informando os procedimentos necessários para a obtenção do Registro Definitivo dos lotes do bairro, após a sua regularização. Com o cronograma de atendimentos do posto encerrado, os interessados devem se deslocar à unidade de Santa Isabel.
Só nessa segunda-feira, último dia de atendimento do posto provisório, foram entregues 12 Registros a moradores em situação regular. O documento garante alívio e tranquilidade aos donos dos imóveis. É o caso, por exemplo, de Osternes de Barros Neto, que há 16 anos aguardava o documento que atesta a propriedade de seu imóvel, onde reside com esposa e filhos.
“Desde quando cheguei ao bairro, aguardava com ansiedade a nossa escritura. Com ela, fica mais fácil abrir um financiamento e desmembrar o imóvel. O documento definitivo é meio caminho andado para um futuro mais seguro para mim e minha família, é um bem garantido”, disse Neto, cujo imóvel de 125 metros quadrados, localizado na quadra 88, está registrado sob a matrícula 46.378 (lote 21 A).
Adolfo José Neto reside há 22 anos no bairro e também diz estar mais confiante quanto ao seu futuro e o de seus descendentes. Isso porque ele é outro morador do Parque Rodrigo Barreto que agora possui o Registro Definitivo de sua propriedade – a qual conta com 250 metros quadrados, está situada na quadra 101 e matriculada no número 46.690 (lote 19).
“O Registro me traz tranquilidade. Toda a negociação relativa ao lote foi feita por mim, há muito tempo. Sendo assim, sem o documento, meus herdeiros não saberiam de que forma proceder para regularizá-lo, caso fosse necessário. Com o documento em mãos, tudo fica atestado. O processo agora é diferente”, diz o morador, que por mais de uma vez deixou de vender seu imóvel em razão de não ter o documento.
O prefeito Abel Larini acompanhou a entrega dos documentos no último dia de atividade da unidade provisória. Na oportunidade, ele agradeceu à equipe do Cartório, que durante os últimos quatro meses esteve no Parque Rodrigo Barreto exclusivamente para prestar atendimento aos moradores. “Todos estiveram empenhados e ajudaram muito a população com os trâmites da regularização dos imóveis. Foram extremamente solícitos ao nosso pedido”, disse.
Fonte: Jornal da Cidade Arujá
Em 13.11.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
A Dúvida Registrária é tema do terceiro volume da Coleção Cadernos IRIB
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PL altera índice de produtividade da terra
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios