Brasil X Estados Unidos: Tese de Doutorado que compara sistemas registrais é eleita melhor de 2021/2022
Prêmio foi concedido para Bianca Castellar de Faria pela Delaware Law School da Widener University.
A Delaware Law School da Widener University concedeu para Bianca Castellar de Faria, Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville/SC e Vice-Presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), o prêmio de melhor Tese de Doutorado de 2021/2022. Bianca Castellar defendeu, no final de abril do ano passado, a Tese de Doutorado intitulada “ANÁLISE CONSTITUCIONAL E ECONÔMICA DO SISTEMA REGISTRAL IMOBILIÁRIO DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS: segurança jurídica, eficiência e custo”, tendo sido aprovada com distinção e louvor.
Relembre como foi a defesa da Tese:
Veja algumas fotos:
Livro: “Registro de Imóveis: Brasil x Estados Unidos”
Como resultado da Tese, foi publicada pela Editora Lumen Juris a obra intitulada “Registro de Imóveis: Brasil x Estados Unidos”. O livro, com mais de 270 páginas, tem como premissa comparar o sistema registral brasileiro e o norte-americano, abordando aspectos como segurança, eficiência e custo, bem como apontar as fragilidades do atual modelo do relatório anual do Banco Mundial, Doing Business. A obra também procura desmistificar o chamado “complexo de vira-lata tupiniquim”, que ocorre com a exaltação do sistema registral imobiliário norte-americano e desmerecimento do sistema brasileiro. Segundo Bianca Castellar, “essa imagem distorcida traz prejuízos ao sistema brasileiro, na medida em que a sociedade em geral fica com a impressão de que há necessidade de aproximarmos o modelo nacional ao norte-americano.”
Saiba mais e adquira a obra com desconto na livraria da Editora Lumen Juris.
XLVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil abordará o tema
Vale lembrar que a comparação entre sistemas registrais será tema do XLVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 9 a 13 de outubro, em conjunto com o XXXV Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral, com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (ANOREG/RJ) e da Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ).
Saiba mais sobre os Encontros.
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, parabeniza Bianca Castellar de Faria por mais esta conquista!
Fonte: IRIB, com informações das fontes citadas no texto.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Transcrição – retificação. Descrição precária. Especialidade Subjetiva. Especialidade Objetiva. Averbação – circunscrição de origem.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório