Em 08/07/2016

Capacitação em Governança Fundiária e na dinâmica dos Mercados de Terras


O vice-presidente do IRIB para o Estado de Mato Grosso, José de Arimatéia Barbosa, representou o Instituto nos três dias do evento


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoveram o evento “Capacitação em Governança Fundiária e na dinâmica dos Mercados de Terras”, de 4 a 6 de julho, na sede do Incra, em Brasília.

A programação da capacitação foi dividida em seis temas referentes às questões da governança fundiária, sendo eles: “Introdução – apresentação teoria – governança, desenvolvimento e diretrizes voluntárias da FAO – quadro da FAO de boa e débil governança”, “Aspectos legais associados à terra”,  “Gestão de terras públicas, florestas e terras comunais”, “Mercados de terras, avaliação e tributação de terra”, “Resolução de litígios e políticas institucionais” e “Avanços na governança de terras do Brasil a partir do GTI”. Os temas foram ainda divididos em outros assuntos.

O vice-presidente do IRIB para o Estado de Mato Grosso, José de Arimatéia Barbosa, representou o Instituto nos três dias do evento. Também registrador de imóveis em Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia falou sobre as sugestões adotadas pelo Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) destinadas à solução dos  problemas existentes, causados pela falta de coordenação entre o cadastro e o registro.

O evento, que teve como finalidade a apresentação de proposta para qualificar a governança fundiária e aprimorar a análise dos mercados de terras agrícolas no país, contou com a participação de entidades relacionadas ao meio rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 07.07.2016



Compartilhe