Cartórios alagoanos emitem mais de 927 mil atos com selo digital em quatro meses
Atendendo meta do Conselho Nacional de Justiça, tecnologia implantada pela Corregedoria está consolidada e tem garantido autenticidade aos procedimentos.
De janeiro a abril, os cartórios extrajudiciais de Alagoas realizaram mais de 927 mil atos registrais e notariais contendo selos digitais, segundo dados da Divisão de Tecnologia da Informação, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL). Até o primeiro quadrimestre de 2021, a quantidade de selos comprados ficou em mais de 933 mil.
Entre os atos praticados, o reconhecimento de firma predomina, com 515.436 procedimentos efetuados. Em seguida, aparecem autenticação e certidões, com 213.236 e 108.806, respectivamente. Procurações, registros de imóveis e títulos, escrituras, além de protestos e averbações são outros atos cartorários destacados.
O Coordenador do Selo Digital, Jonathan Araújo, que conta com o apoio de outros servidores para atender as demandas de segunda a sexta-feira, afirmou que a maior contribuição da plataforma está sendo a segurança jurídica, pois agora há transparência na veracidade dos atos e documentos praticados pelas serventias, tanto para a população, quanto para notários e registradores.
“Os resultados têm sido alcançados e, paralelo a isso, novas informações e funções foram originadas a partir da implantação, o que tem auxiliado a própria Corregedoria, munindo-a de dados para facilitar os trabalhos do dia a dia”, afirmou Jonathan.
Segurança digital
A tecnologia do selo digital, baseada na leitura de QR Code pela câmera do smartphone que redireciona para dados on-line do ato, está presente nas 243 serventias extrajudiciais alagoanas e tem contribuído com a celeridade e a segurança dos serviços, principalmente no que se refere à consulta de autenticidade, o que evita possíveis fraudes.
Símbolo da modernização do Judiciário e atendendo à Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Selo Digital, implantado em 2019, foi fruto do empenho de Desembargadores e Servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas, sobretudo do Setor de Tecnologia, após inspiração em outros tribunais que já utilizavam o sistema.
Nos 15 meses iniciais da ferramenta, de agosto de 2019 a novembro de 2020, os cartórios emitiram mais de 3,1 milhões selos pela nova plataforma. Agora, o total ultrapassou a marca de 4 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CGJAL (Leonardo Ferreira | Arte: Itawi Albuquerque).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Ações do Moradia Legal serão retomadas no segundo semestre
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes