Em 22/11/2021

Cartórios de Mato Grosso são reconhecidos nacionalmente pela qualidade


Ao todo, 22 cartórios mato-grossenses tiveram requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários.


Cartórios de Mato Grosso se destacaram no Prêmio Nacional Qualidade Total Anoreg (PQTA 2021), promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). Ao todo 22 cartórios mato-grossenses tiveram requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários. A orientação e fiscalização do foro extrajudicial compete à Corregedoria-Geral da Justiça.
 
Ao todo 22 cartórios do Estado receberam a premiação: 2º Ofício de Canarana, 4º Ofício de Cuiabá, 5º Ofício de Cuiabá, 2º Ofício de Nova Mutum, 1º Ofício de Poconé, Cartório Caravagio – Sorriso, Cartório Primavera – Sorriso, 1º Ofício de Campo Verde, 1º Ofício de Cuiabá, 1º Ofício de Matupá, 1º Ofício de Nova Ubiratã, Cartório Dias de Primavera – Primavera do Leste, 1º Ofício de Pontes e Lacerda, 1º e 2º Ofícios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Cartório Cock – Alto Araguaia, 1º Ofício de Campinápolis, 2º Ofício de Campo Verde, 6º Ofício de Cuiabá, 2º Ofício de Itiquira, 1º Ofício de Poxoréu e 2º Ofício de Água Boa.
 
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, registrou que “é sempre uma grande alegria participar de eventos dessa magnitude e o grande vencedor desse prêmio é o cidadão brasileiro, na medida em que nós temos cada vez mais cartórios funcionando no Brasil com uma qualidade diferenciada, com um serviço público de excelência, compromisso e seriedade na forma como vão conduzindo essa prestação de serviço. Para mim, na qualidade de juiz representante da Corregedoria, é uma alegria contar com o apoio de todos os senhores no sentido de, cada vez mais, se empenharem na qualificação, no preparo para que o cidadão brasileiro possa ter um serviço de melhor qualidade. A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso e o Tribunal de Justiça estão num momento de alegria porque estão cientes de que nossos notários e tabeliães estão no caminho correto na prestação de um serviço que merece a sociedade brasileira. Deixo as portas da Corregedoria abertas para que possamos, lado a lado, ombro a ombro, atender objetivo que é comum a todos que é a qualidade na prestação de um serviço público. Tenho certeza de que vamos continuar juntos por muito tempo no caminho acertado que até então vem sendo muito bem conduzido tanto pelo Tribunal de Justiça quanto pela Anoreg-MT”.
 
O presidente da Anoreg-BR, Cláudio Marçal Freire, ressaltou que “ver a conquista dos cartórios é essencial para a valorização de todo o esforço empreendido. Nesse momento de consagração, destaco que a gestão da qualidade adotada pelos cartórios gera melhores serviços, facilidade, agilidade e bom atendimento ao usuário. O investimento em qualidade gera extensão do negócio, fidelização do cliente”.
 
A presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias, contou que o envolvimento da instituição e dos cartórios com a questão da qualidade iniciou em 2013. “Iniciamos com o PIQ, um programa que teve a finalidade de nos incentivar a implementar programas de qualidade. Exercer a delegação é um desafio muito grande. Equilibrar a prestação do serviço público e a gestão privada não é fácil. Por isso, a implantação da qualidade nos torna forte nisso, nos dá um norte. Após o PIQ, tivemos o PEG e, em seguida, as certificações de cartórios em normas regulamentadoras, o que muito nos orgulha. A Anoreg-MT trouxe cursos, palestras, treinamentos e todos compraram a ideia e implementaram em seus cartórios. O PQTA é o resultado dos esforços de cada serventia. Implementar a qualidade e mantê-la não é fácil. Temos que motivar a equipe a todo momento, criar planejamento estratégico, traçar gestão de risco. A excelência no serviço é nosso dever e não posso esquecer de dizer que, aqui em Mato Grosso, nossas normas incentivam a gestão da qualidade”.
 
A diretora de Qualidade, Maria Aparecida Bianchin, informou que o Centro-Oeste é uma região que tem demostrado pujança, principalmente na área do agronegócio e que as equipes das serventias têm se desdobrado para superar vários aspectos relacionados à gestão. “É com muito orgulho que falo para os premiados aqui da região Centro-Oeste da felicidade de ver que há empenho constante, investimento nessa seara e que, talvez, essa região também tenha muito a contribuir com as demais regiões do país nesse aspecto e em tantos outros. Aqui temos excelentes práticas, assim como constatamos nas auditorias realizadas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. Em todas as regiões temos excelentes práticas e resultados”.
 
Fonte: TJMT (Ranniery Queiroz com Luis Tonucci (assessoria Anoreg)/Assessoria de imprensa CGJ-TJMT).


Compartilhe