Cartórios no Ar: programa do TJMA estreia em novo formato
Primeiro programa em vídeo teve como pauta o Núcleo de Terras Públicas da CGJMA.
O programa “Cartórios no Ar”, fruto da parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJMA) e do Colégio Notarial do Brasil – MA, estreou ontem, 16/08/2021, seu novo formato. Anteriormente realizado apenas na RadioWeb Justiça do Maranhão, o programa agora também pode ser visualizado a qualquer tempo no canal da CGJMA no YouTube. Primeiro programa em vídeo teve como pauta o Núcleo de Terras Públicas da CGJMA.
No programa, Juliana Soares recebeu o Coordenador do Núcleo de Regularização de Terras Públicas da CGJMA, Juiz Douglas Lima da Guia, que falou sobre as atribuições, objetivos e perspectivas para o avanço dos trabalhos. Para o Magistrado, há falta de diálogo entre os mais diversos órgãos que atuam na matéria e tal fato tem constituído a principal dificuldade de identificação, mapeamento e regularização de áreas de florestas públicas. De acordo com Coordenador, este problema também se relaciona com a falta de um cadastro unificado, tendo em vista haver divergências de registros de áreas apresentados por órgãos distintos. O Núcleo vem para suprir essa lacuna e promover a interlocução entre esses órgãos, integrando as formas de atuação. O Juiz ainda esclareceu que, além de dar suporte às Serventias Extrajudiciais, o novo serviço da Corregedoria tem como objetivo a criação de um Cadastro Estadual Unificado de Terras Públicas, com participação de todos os entes federados.
O “Cartórios no Ar” é uma das práticas maranhenses que concorrem ao Prêmio Innovare 2021 e vai ao ar às segundas-feiras, às 8h45, com reprise às 16h45 das quartas e sextas-feiras. No YouTube, cada novo programa estreiará às 8h15 das segundas-feiras e poderá ser assistido a qualquer momento no site da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça.
Fonte: IRIB, com informações da CGJMA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Comitiva da Bahia conhece o programa Lar Legal do Judiciário catarinense
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório