Em 17/08/2021

Cartórios no Ar: programa do TJMA estreia em novo formato


Primeiro programa em vídeo teve como pauta o Núcleo de Terras Públicas da CGJMA.


O programa “Cartórios no Ar”, fruto da parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJMA) e do Colégio Notarial do Brasil – MA, estreou ontem, 16/08/2021, seu novo formato. Anteriormente realizado apenas na RadioWeb Justiça do Maranhão, o programa agora também pode ser visualizado a qualquer tempo no canal da CGJMA no YouTube. Primeiro programa em vídeo teve como pauta o Núcleo de Terras Públicas da CGJMA.

No programa, Juliana Soares recebeu o Coordenador do Núcleo de Regularização de Terras Públicas da CGJMA, Juiz Douglas Lima da Guia, que falou sobre as atribuições, objetivos e perspectivas para o avanço dos trabalhos. Para o Magistrado, há falta de diálogo entre os mais diversos órgãos que atuam na matéria e tal fato tem constituído a principal dificuldade de identificação, mapeamento e regularização de áreas de florestas públicas. De acordo com Coordenador, este problema também se relaciona com a falta de um cadastro unificado, tendo em vista haver divergências de registros de áreas apresentados por órgãos distintos. O Núcleo vem para suprir essa lacuna e promover a interlocução entre esses órgãos, integrando as formas de atuação. O Juiz ainda esclareceu que, além de dar suporte às Serventias Extrajudiciais, o novo serviço da Corregedoria tem como objetivo a criação de um Cadastro Estadual Unificado de Terras Públicas, com participação de todos os entes federados.

O “Cartórios no Ar” é uma das práticas maranhenses que concorrem ao Prêmio Innovare 2021 e vai ao ar às segundas-feiras, às 8h45, com reprise às 16h45 das quartas e sextas-feiras. No YouTube, cada novo programa estreiará às 8h15 das segundas-feiras e poderá ser assistido a qualquer momento no site da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça.

Fonte: IRIB, com informações da CGJMA.



Compartilhe