Comitiva da Bahia conhece o programa Lar Legal do Judiciário catarinense
O Lar Legal tem a finalidade de regularizar o registro de imóveis urbanos e urbanizados loteados, desmembrados, fracionados ou não.
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) recebeu nesta sexta-feira (13/8) a visita de uma comitiva do governo da Bahia para conhecer o programa Lar Legal. O coordenador do projeto, desembargador Selso de Oliveira, recepcionou o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Estado da Região Nordeste, Nelson Vicente Pellegrino, além dos outros integrantes da missão. Após a apresentação do programa que já trouxe dignidade a mais de 20 mil famílias catarinenses, o secretário foi recebido pelo presidente do Judiciário de SC, desembargador Ricardo Roesler.
“Nossa avaliação é que o programa tem um alcance social muito grande com o aperfeiçoamento da legislação urbana, que serve para driblar os obstáculos em relação à regularização fundiária. Assistimos a uma atividade de cadastramento, uma reunião comunitária, e foi muito impactante. Agora, queremos receber na Bahia algum representante do Judiciário catarinense para dar o testemunho e para que possamos implantar o Lar Legal em nosso Estado”, afirmou Nelson Pellegrino.
O Lar Legal tem a finalidade de regularizar o registro de imóveis urbanos e urbanizados loteados, desmembrados, fracionados ou não. Os estados do Piauí, Paraná e Mato Grosso do Sul também estão em fase de implantação da iniciativa inédita da Justiça catarinense. O advogado da Sedur, Otávio Alexandre Freire; o diretor presidente da Urbis (Habitação e Urbanização da Bahia), Emerson Leal; e os advogados da Urbis Mário Souto e Nelma Calmon também participaram da visita.
Fonte: TJSC.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Serventias Extrajudiciais poderão ter representante no CNJ
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.