CGJ e OAB/SC debatem padronização dos serviços notariais e de registro
O trabalho será realizado mediante auxílio ao Judiciário, não apenas na fiscalização, mas também na resolução de conflitos
A vice-corregedora-geral da Justiça, desembargadora Salete Silva Sommariva, recebeu nesta terça (15/5) uma comissão criada pela OAB/SC a fim de colaborar na padronização dos serviços notariais e de registro.
O trabalho será realizado mediante auxílio ao Judiciário, não apenas na fiscalização, mas também na resolução de conflitos, com composição das partes e situações detectadas levadas ao conhecimento da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
"Trata-se de uma excelente iniciativa da OAB que, sem dúvida, irá contribuir para o trabalho de fiscalização do Poder Judiciário e, principalmente, para a solução de conflitos na sociedade", enfatizou a desembargadora.
A opinião teve o respaldo do juiz-corregedor do Núcleo IV da CGJ, Davidson Jahn Mello, que destacou o trabalho da corregedoria no sentido de aproximar as entidades de classe e demais organizações civis da atividade notarial e registral, de modo a uniformizar procedimentos e reduzir conflitos. "A iniciativa da OAB contribui diretamente para isso", crê Davidson.
Ao final, ficou decidido que a comissão da OAB fará pedido de vista do processo que trata da uniformização de procedimentos e dará suas contribuições, inclusive no processo de reformulação do Código de Normas da Corregedoria, que se encontra em pleno curso.
O encontro teve a presença dos advogados Waltoir Menegotto, Cláudio José Zucco, Dennis Martins, Daniel da Rosa, Juliano Menegotto, Rodrigo Silva Ferraz de Campos e Samuel Ribeiro Lorenzi, além do coordenador do Núcleo IV, Alexsandro Postali, do secretário jurídico Wilson Knoner Campos e do secretário da Comissão de Sistemas Eletrônicos Extrajudiciais, Fernando Medeiros Ferreira.
Fonte: TJSC
Em 17.5.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Procuradorias acionam Justiça e pedem desapropriação de terras que deverão assentar mais de 135 famílias de trabalhadores rurais no Tocantins
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Benfeitoria – demolição – averbação. Alienação fiduciária.
- Escritura de Rerratificação. Erro – inexistência. Alteração substancial do ato. Novo negócio jurídico. Nova escritura.
- TAC7: Planejamento de Cargos e Salários 2025 com Remuneração Variável