Em 09/08/2023

CGJ/MA enfatiza importância da adoção do IERI


Corregedoria-Geral do Estado apontou avanços na informatização do Registro de Imóveis. Membro da CPRI/IRIB participou da reunião.


Sob a coordenação da Juíza Auxiliar responsável pela supervisão do Serviço Extrajudicial maranhense, Ticiany Maciel Palácio, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJ/MA) reuniu, no dia 05/08/2023, Delegatários de Cartórios do Maranhão para avaliar resultados e alinhar ações relacionadas ao funcionamento do Serviço Extrajudicial no Estado. Esta foi a 5ª reunião trimestral da Coordenadoria das Serventias Extrajudiciais da CGJ/MA e envolveu temas como a cobrança de emolumentos e o registro de imóveis rurais e urbanos. Durante o encontro, foi apontado avanços na informatização do Registro de Imóveis e ressaltada a importância da adoção do Inventário Estatístico de Registro de Imóveis (IERI).

A reunião contou com a participação do Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Bom Jesus da Lapa/BA e membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (CPRI/IRIB), Jean Karlo Woiciechoski Mallmann. De acordo com a notícia publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), Mallmann “falou sobre da experiência baiana com o Inventário Estatístico de Registro de Imóveis (IERI), que surgiu para resolver a sobreposição de áreas e ocorrência de grilagem de terras e, ainda, da necessidade de criar uma metodologia para identificar a situação de cada matrícula.” Ainda de acordo com o TJMA, “o incentivo à disciplina e fiscalização do IERI foi recomendado pelo Fórum Fundiário Nacional, presidido pelo desembargador Froz Sobrinho, Corregedor-Geral da Justiça do Maranhão, em reunião no dia 26 de maio de 2023.

Leia a íntegra da notícia no site do TJMA.

Fonte: IRIB, com informações do TJMA. 



Compartilhe