CGJ/MA enfatiza importância da adoção do IERI
Corregedoria-Geral do Estado apontou avanços na informatização do Registro de Imóveis. Membro da CPRI/IRIB participou da reunião.
Sob a coordenação da Juíza Auxiliar responsável pela supervisão do Serviço Extrajudicial maranhense, Ticiany Maciel Palácio, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão (CGJ/MA) reuniu, no dia 05/08/2023, Delegatários de Cartórios do Maranhão para avaliar resultados e alinhar ações relacionadas ao funcionamento do Serviço Extrajudicial no Estado. Esta foi a 5ª reunião trimestral da Coordenadoria das Serventias Extrajudiciais da CGJ/MA e envolveu temas como a cobrança de emolumentos e o registro de imóveis rurais e urbanos. Durante o encontro, foi apontado avanços na informatização do Registro de Imóveis e ressaltada a importância da adoção do Inventário Estatístico de Registro de Imóveis (IERI).
A reunião contou com a participação do Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Bom Jesus da Lapa/BA e membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (CPRI/IRIB), Jean Karlo Woiciechoski Mallmann. De acordo com a notícia publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), Mallmann “falou sobre da experiência baiana com o Inventário Estatístico de Registro de Imóveis (IERI), que surgiu para resolver a sobreposição de áreas e ocorrência de grilagem de terras e, ainda, da necessidade de criar uma metodologia para identificar a situação de cada matrícula.” Ainda de acordo com o TJMA, “o incentivo à disciplina e fiscalização do IERI foi recomendado pelo Fórum Fundiário Nacional, presidido pelo desembargador Froz Sobrinho, Corregedor-Geral da Justiça do Maranhão, em reunião no dia 26 de maio de 2023.”
Leia a íntegra da notícia no site do TJMA.
Fonte: IRIB, com informações do TJMA.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Censo mostra desigualdade na distribuição de terras indígenas
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório