CGJAL institui comissão para reformular tabela de emolumentos
Portaria foi publicada nesta segunda (19), no Diário da Justiça eletrônico; também integram a equipe representantes do Funoreg, Funjuris, Anoreg e Arpen.
Arte: Rodrigo Wanderley - Dicom (TJAL)
O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, instituiu uma comissão para a elaboração de anteprojeto de Lei que visa à atualização da tabela de emolumentos dos serviços extrajudiciais de Alagoas e a fixação de valores de emolumentos para procedimentos registrais eletrônicos.
A portaria nº 935 foi divulgada no Diário da Justiça eletrônico desta segunda-feira (19) e considera a necessidade de atualização da legislação estadual vigente em face de recentes novidades normativas, a exemplo do Provimento nº 127/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disciplina os meios eletrônicos de pagamento.
A equipe é composta por seis membros, entre eles o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Passos, que atuará como presidente da comissão. Com o intuito de garantir ampla participação dos atores envolvidos e por determinação do Corregedor-Geral da Justiça, o magistrado realizou uma reunião no início do mês para discutir maneiras de cumprir o Provimento CNJ 74/2018, que trata da informatização dos cartórios extrajudiciais, bem como para tratar da atualização da tabela de emolumentos.
Também integram a comissão o magistrado Thiago Augusto Lopes de Morais, do Conselho Diretivo do Funoreg, o juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade, presidente do Funjuris, Sérgio Toledo de Albuquerque, representante da Anoreg/AL, Roberto Wagner Sampaio Falcão, presidente da Arpen/AL, e a servidora da CGJAL, Maria Gabriela Ramos Dias, como secretária da comissão.
Fonte: TJAL (Por: Sâmara Souza - Ascom CGJ/AL).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Presidente do TJBA e Corregedores levam proposta de reestruturação dos cartórios extrajudiciais à Assembleia Legislativa da Bahia
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório