Em 05/09/2019

Clipping – Mídia Max - Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária do loteamento Paravá (MS)


Esta é a segunda regularização fundiária que a atual gestão entrega. A primeira foi no loteamento indígena Novo Dia (Bairro Santa Mônica), que inclusive recebeu reconhecimento nacional pelo projeto da EMHA por regularizar a área.


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação, entregou na noite desta quarta-feira (4), 82 certidões de regularização fundiária (CRF) do loteamento Paravá, parcelamento da Vila Romana.

Esta é a segunda regularização fundiária que a atual gestão entrega. A primeira foi no loteamento indígena Novo Dia (Bairro Santa Mônica), que inclusive recebeu reconhecimento nacional pelo projeto da EMHA por regularizar a área.

Ao fazer a entrega das certidões, o prefeito Marquinhos Trad se lembrou como foi todo o processo ate chegar a data de hoje.

“Eu pedi para o diretor presidente da Ehma a possibilidade de entregar a vocês, aquilo que alegra a Deus – uma escritura. Porque Deus autorizou a vinda de vocês para cá, para ter uma vida com o melhor desta terra. Assim diz a palavra!”, afirmou.

Muito crédulo, o senhor Justino Ramão Vasquez, operador de empilhadeira, que recebeu a sua regularização nesta quarta-feira disse que não foi fácil esperar por tempo para se regularizar, mas que agora só tem a agradecer.

“Foi na luta, na oração, na campanha… Não foi fácil enfrentar juiz, tantas coisas. Coloco primeiro lugar Deus. São 15 anos esperando para ter a casa e agora chegou. Deus nunca falha. Não foi fácil chegar aqui, mas agradeço a Deus. Agora posso falar que vou ter a minha casa, a nossa casa. Eu sabia que ia vir a benção que não ia falhar e hoje chegou”, pontua.

A esposa dele, Claudete Drumondes, serviços gerais, não se continha de tanta alegria.

“Eu estou sentindo muita alegria, são 15 anos de espera. Então, agora eu estou vendo que o meu sonho está se tornando realidade. Estou aqui para receber o meu título. Eu agradeço ao prefeito, às pessoas da Ehma, que sempre foram muitos bons com a gente. Agora a gente pode falar: é nosso!”.

O loteamento já estava com ação de reintegração de posse. Caso a área não fosse regularizada, todos teriam que o deixar o local. Com a regularização, todos terão a matrícula de seus imóveis e segurança jurídica para que tenham a posse de fato e de direito dos mesmos.

A ação contribui ainda para manter as tradições, costumes e inclusive os indígenas da região já estão fazendo suas casas em alvenaria. A liderança Donaldo Fernandes disse que apesar de muita luta, hoje chegou o dia mais esperado da comunidade.

“Estávamos todos ansiosos por essa data. Hoje a gente parabeniza o prefeito, junto com a equipe da Ehma, por estarmos aqui recebendo a regularização dessa área. Esse projeto na gestão do prefeito Marquinhos Trad traz alegria para mim e para toda a comunidade”, frisou.

Leidinara Jorge Pio, do lar, disse que é uma felicidade, uma alegria muita grande pra todos, principalmente para ela que tem 4 filhos. “A gente vivia de aluguel e há muito sonhamos com isso”.

Para a inserção dessas famílias na malha urbana e a região já possui a infraestrutura básica necessária, como equipamentos públicos na área da saúde e educação. Foi preservado também um campo de futebol ali existente para que a comunidade continue a usufruir do local

O diretor presidente da Ehma, Eneas José de Carvalho, compartilhou a alegria com a equipe.

“Minha mãe sempre me ensinou que a ingratidão é uma doença da alma da pessoa e uma coisa que não sou é ingrato, por isso eu gostaria de pedir que toda da Diretoria de Regularização Fundiária viesse aqui na frente do palco, e para eles eu gostaria sim de uma salva de palmas, para todos eles”, disse.

A Agência Municipal de Habitação recebeu o Prêmio Selo Mérito 2019 na categoria relevância social; por um projeto de regularização fundiária no loteamento indígena Novo Dia. O prêmio foi dado pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC) – entidade nacional que premia as boas práticas em todo o território nacional.

Fonte: Mídia Max



Compartilhe