Em 13/11/2018 
			
			
			
			
	 
	 
	 
	 
	 
	 
			
			
			
			
			
			
			
            
            
            
            
            
			
			
			
			
								
					
			
		
		Clipping – Gaúcha ZH - Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto para alienar imóveis municipais
Iniciativa autoriza alienação de bens próprios e de autarquias e fundações por meio de leilão, permuta por outros imóveis ou por área construída
	Depois de explicar as propostas de concessão de praças e parques e de adoção de áreas verdes e equipamentos públicos encaminhadas à Câmara Municipal na sexta-feira (09.11), a prefeitura apresentou, na manhã desta segunda-feira (12.11), o projeto de lei que cria o Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis Próprios Municipais. A iniciativa, em tramitação desde o final da semana passada, autoriza o Executivo a alienar bens imóveis próprios e de suas autarquias e fundações por meio de leilão, permuta por outros imóveis (públicos ou particulares) ou permuta por área construída.
	Segundo o secretário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, atualmente a Capital tem cerca de 1,2 mil matrículas de imóveis em nome da prefeitura sem o adequado aproveitamento em diversos graus de regulamentação.  
	“O grande objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento da economia local, gerar investimentos em infraestrutura pública, garantir uma maior eficiência financeira, evitar as depredações dos imóveis, e principalmente, transformar patrimônio em serviços para melhor atender os interesses da população”, disse Vanuzzi.
	A ideia é que a medida sirva ainda para a criação de recursos a serem destinados ao Fundo Especial Pró-Mobilidade (Funpromob). O fundo tem como finalidade o "financiamento da implantação das obras de infraestrutura, das aquisições e das desapropriações, das despesas administrativas e judiciais dela decorrentes, das áreas vinculadas ao sistema de transporte e viário, da instalação de equipamentos públicos, praças e parques".
	Já as permutas permitirão a aquisição de outras áreas, consideradas mais vantajosas ou vinculadas a projetos específicos do município. Conforme a prefeitura, a proposta permitirá, ainda, a edificação de próprios municipais necessários à prestação de serviços, cuja implantação vem sendo impedida pela falta de recursos.
	Fonte: Gaúcha ZH
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
ICMBio: ICMBio promove encontro sobre avaliação de imóveis
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- Penhora. Depositário – nomeação. Requisito legal.
 - Integralização de capital social. Aquisição por sucessão hereditária. Parte ideal – indisponibilidade averbada. Restrição – cancelamento – necessidade.
 - Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Grilagem de terras e controle da malha imobiliária – Parte 7
 
