Em 12/07/2018
Clipping – JMais - Câmara autoriza estudo para Regularização Fundiária em Três Barras (SC)
Os vereadores tresbarrenses aprovaram na segunda-feira (09.07), o Projeto de Lei 25/2018, de origem do executivo, que autoriza a prefeitura a desenvolver o projeto de Regularização Fundiária no município
Os vereadores tresbarrenses aprovaram na segunda-feira (09.07), o Projeto de Lei 25/2018, de origem do executivo, que autoriza a prefeitura a desenvolver o projeto de Regularização Fundiária no município. A votação contou com voto favorável de todos os presentes na sessão. O texto pretende dar mecanismos para que o executivo atue na legalização de terrenos.
De acordo com o texto, o executivo fica autorizado a realizar despesas para a Regularização de áreas rurais ou urbanas, conforme especificação da legislação federal. Tais despesas deverão ser incluídas no Plano Plurianual; na Lei de Diretrizes Orçamentárias; e na Lei Orçamentária Anual; bem como proceder com outros dispositivos para atender as necessidades legais.
O prefeito também ficará autorizado a decretar atos decorrentes da Regularização Fundiária e as despesas da ação serão custeadas com dotação do próprio município.
No total, estima-se que 700 imóveis não possuam escritura, entre particulares e da própria municipalidade. A ação, prevista na legislação federal, tem por objetivo resolver esses problemas e possibilitar que os ocupantes possam ter o devido registro de propriedade do imóvel, e assim, por exemplo, terem acesso a benefícios sociais e financiamentos.
Carla Shimoguiri (PTB), utilizou a tribuna para comentar a matéria e afirmou estar satisfeita com a decisão do executivo submeter a matéria à Câmara. “Eu havia feito a indicação pedindo a regularização fundiária e felizmente o executivo está trabalhando na demanda”, destacou. Carla também afirmou que “existem vários loteamentos ainda precisando da regularização no município”, finalizou.
Fonte: JMais
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJ/SC: Construtora que invadiu área em rodovia tem obra embargada e paga multa
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024