Em 27/02/2019
Clipping – Portal JDV - Loteamentos irregulares beneficiados em Jaraguá do Sul (SC)
Trinta e duas ruas localizadas em 17 loteamentos irregulares estão sendo urbanizadas, com serviços de concretagem e implantação de infraestrutura nessas vias. A informação é do diretor municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Luís Fernando Almeida, divulgada ontem (25), com a participação do prefeito Antídio Lunelli, da secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, e do presidente da Associação de Moradores do Loteamento Souza, João Subtil.
Trinta e duas ruas localizadas em 17 loteamentos irregulares estão sendo urbanizadas, com serviços de concretagem e implantação de infraestrutura nessas vias. A informação é do diretor municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Luís Fernando Almeida, divulgada ontem (25), com a participação do prefeito Antídio Lunelli, da secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, e do presidente da Associação de Moradores do Loteamento Souza, João Subtil.
O prefeito Antídio disse que é mais um passo dado diante de todas as dificuldades, beneficiando centenas de famílias que por anos aguardam as melhorias. A secretária Maria Santin Camello disse que esse é um importante trabalho para a população que espera a regularização e urbanização de seus lotes. Já o presidente da Associação do Loteamento Souza, João Subtil, enfatizou que a comunidade aguardava essas melhorias há mais de duas décadas e informou que os moradores estão muito satisfeitos com a urbanização, que contempla várias ruas da localidade.
O diretor de Habitação, Luís Fernando Almeida, explica que a medida vem ao encontro da legislação federal que diz que é obrigação do poder público não só providenciar a legalização do registro, mas também a urbanização dessas áreas, viabilizando a implantação de redes pluvial, de água, de luz e esgoto, além do acesso adequado às moradias. Almeida conta que a regularização plena como está sendo feita em Jaraguá do Sul é inédita em Santa Catarina. Das 32 ruas, oito já estão prontas, sendo sete no Loteamento Souza, no bairro Três Rios do Norte, que é um dos maiores e mais antigos, iniciado em 1989, onde residem 250 famílias.
No conjunto, a Prefeitura e o Fundo Municipal de Habitação e Regularização Fundiária vai investir R$ 1,3 milhão, beneficiando em torno de duas mil famílias. Como se trata de obra social, não será cobrado às melhorias dos moradores. “A administração do prefeito Antídio está dando dignidade às famílias, que entre todos os benefícios passarão a ter, finalmente, um endereço para receber correspondências”, observou Almeida.
Reeducandos do Presídio do Jaraguá 84 trabalham nas obras
O trabalho está sendo executado por uma equipe composta por dois servidores da Diretoria de Habitação e oito reeducandos do Presídio Regional de Jaraguá do Sul. “Desta forma, temos duas medidas sociais em uma mesma ação: urbanização das vias para regularização de lotes irregulares e oferta de trabalho a apenados, que recebem uma remuneração e redução de pena por dia trabalhado”, explica o diretor.
Além do Loteamento Souza, a urbanização deve contemplar ruas nos seguintes loteamentos: Pedro Flor, Lourdes de Assis, Erico Krutzch e Fabiana Bachel, no bairro Três Rios do Norte; Ribeirão Grande, em Nereu Ramos; Lordivind Gadotti, Silvino Kiatkowski e Leopoldo Bruczeck, no Ribeirão Cavalo; Ropelato, na Tifa Monos; Laurita Zastrow, Nélson Trainotti, Pedro de Jesus e Santa Cecília, no Chico de Paulo; Siewert, no Centenário; Maria Martins Pinheiro, no Estrada Nova; e Jaime Osmar Mann, no bairro Ilha da Figueira.
Almeida orienta os munícipes que desejam informações mais detalhadas sobre os trabalhos nesses loteamentos a entrar em contato com a Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, ligando para 2106-8636, no seguinte horário: das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
Fonte: Portal JDV
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Clipping - Jornal Montes Claros – Em ação inédita, famílias de Mirabela recebem escrituras de sua casa após regularização fundiária (MG)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.