Em 21/08/2018

Clipping – Ric Mais - Aposentado tenta provar ser dono de imóvel desapropriado


Com um processo de usucapião, aposentado tenta comprovar na Justiça ser dono de seu imóvel, para depois reclamar uma indenização


Um dos antigos moradores das áreas usadas para a construção da estação Brasilândia é o aposentado Walter Giacon, 71. Desde a desapropriação, em 2015, quando deixou a casa em que morava desde 1954, ele vive de aluguel.
 
Coincidentemente, Giacon trabalhou como operário no primeiro trecho do metrô de São Paulo, na linha 1-azul, ainda na década de 1970. Como morava na distante Brasilândia, passou anos pleiteando entre políticos e executivos do metrô a construção de uma linha que conectasse o bairro ao centro da cidade.
 
Em 2012, depois de participar de seguidas audiências públicas, descobriu que a casa onde se casou e onde criou a família tinha sido um dos endereços escolhidos para abrigar a futura estação terminal da linha 6-laranja.
 
Walter tentou mostrar para o Metrô que, se os engenheiros deslocassem a estação em 200 metros, ela poderia ser construída num terreno vazio, minimizando o número de desapropriações.
 
O Metrô não aprovou a mudança da estação para o terreno vazio (que hoje abriga um supermercado atacadista), o que forçou a desapropriação de vários imóveis.
 
O Metrô disse que foram indenizados os donos de praticamente todos os imóveis desapropriados --a exceção é somente um proprietário cujo processo se arrasta ainda na Justiça.
 
O caso de seu Walter é um pouco mais complicado, pois, sem ter a escritura de seu imóvel, antes de tudo ele tenta provar na Justiça ser o dono da casa onde vive desde 1954.
 
Ao menos outro vizinho de Walter está na mesma situação: com um processo de usucapião tentando comprovar na Justiça ser dono de seu imóvel, para depois reclamar uma indenização.
 
Walter só não sabe dizer o que chegará antes: o direito reconhecido ou o primeiro trem circulando na linha 6-laranja.
 
Fonte: Ric Mais
 


Compartilhe