CNJ: texto com regulamentação da atividade Notarial e Registral diante da LGPD está em fase final
Declaração foi feita pela Corregedora Nacional de Justiça no CONARCI 2021.
A Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, declarou, na cerimônia de abertura do XXVII Congresso Nacional de Registro Civil (CONARCI 2021), realizada na noite de 18/11/2021, que o texto da regulamentação das atividades Registrais e Notariais diante da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está em fase final de elaboração. O documento é objeto de Grupo de Trabalho nomeado em setembro de 2020 pela própria Ministra.
Segundo a notícia publicada pela Agência CNJ de Notícias, a Corregedora Geral afirmou que, “diante desse disruptivo marco legal que constitui novo paradigma no tratamento das informações pessoais do cidadão, a Corregedoria Nacional de Justiça voltou-se à cuidadosa regulamentação e fixação de princípios e diretrizes de caráter uniforme que servirão de base para as atividades Notariais e Registrais”. De acordo com Maria Thereza, a atenção dedicada pela Corregedoria Nacional de Justiça aos serviços registrais e notariais se dá devido à importância das Serventias Extrajudiciais para a cidadania.
Em palestra proferida no mesmo evento, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Fux, afirmou: “no que eu chamo de desenvolvimento tecnológico sustentável, assim como há a liberdade de proliferação dos dados, há a garantia dessa denominada autodeterminação informativa: saber para que fim os dados serão utilizados. Daí a ideia da transparência, princípio da LGPD, a ideia da segurança, para que os dados não sejam vazados para fins ilícitos, e da finalidade, pois a concessão de dados deve ser necessariamente para fins lícitos.”
Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
PL que determina predominância da autonomia privada nos contratos agrários é aprovado em Comissão na Câmara dos Deputados
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.