Em 16/05/2019
Colégio Registral do RS: Presidente do Colégio Registral do RS visita Colégio de Registradores da Espanha
O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e registrador de imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, visitou, na última segunda-feira (06.05), o Colégio de Registradores da Espanha, em Madri.
O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e registrador de imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, visitou, na última segunda-feira (06.05), o Colégio de Registradores da Espanha, em Madri. A visita teve por objetivo tratar de temas relativos à atividade registral imobiliária de ambos países.
Lamana Paiva, que também é ex-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), foi recebido pela registradora decana María Emilia Adán, representante do Colégio de Registradores da Espanha, e pelos registradores de imóveis e diretores de Relações Internacionais da entidade, Enrique Maside Páramo e Sergio Saavedra Morales.
Na ocasião, foi realizada uma análise dos reflexos positivos nos países que adotaram o sistema registral prestado de modo privado, em comparação com os que não utilizam esse modelo. Os presentes concluíram que há a necessidade de constituir uma Frente Conjunta de Registradores para fomentar a ideia mundialmente.
Ainda, debateram sobre a retomada da realização do Encontro Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, a fim de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos sobre o Direito Registral Imobiliário.
Em seguida, o diretor de Relações Internacionais do Colégio de Registradores da Espanha, Sergio Saavedra Morales, apresentou um projeto para desenvolver publicidades com a constituição da Red Registral Iberoamericana (Iberoreg). A ideia é que a Iberoreg possibilite diálogo e atuação eficaz para além do Mercosul, abrangendo também países europeus, com o propósito de promover a matéria registral entre membros da comunidade Ibero-americana.
Em novembro, um encontro na Guatemala entre representantes das instituições registrais dos países integrantes da Red, sendo o Brasil oficialmente representado pelo IRIB, vai discutir mecanismos para operacionalizar a ferramenta.
A Red Registral Iberoamericana foi subscrita pelo IRIB em 16 de outubro de 2012, pela registradora Maria do Carmo Rezende Campos Couto, e ratificada em 4 de maio de 2017 pelo registrador Ivan Jacopetti do Lago, ambos em Cartagena de Índias, Colômbia.
Para maiores informações, acesse:
http://www.irib.org.br/noticias/detalhes/brasil-passa-a-integrar-a-rede-registral-iberoamericana-iberoreg
https://www.abogacia.es/2012/10/30/iberoreg-acceso-a-los-diferentes-registros-de-la-propiedad-iberoamericanos-para-obtener-publicidad-registral-on-line/.
Fonte: Colégio Registral do RS
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Presidente da Anoreg-MT e juiz da CGJ em visita à sede do Intermat abordam questões sobre terras referentes às sesmarias
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório