Começa hoje a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional
Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a emitir o novo documento para cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas.
Começa hoje, 26/07/2022, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento regulamentado pelo Decreto n. 10.977/2022. O primeiro Estado a emitir o documento será o Rio Grande do Sul e a nova CIN adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.
De acordo com as informações da Agência Brasil, os próximos Estados que emitirão o novo documento serão Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal. Entretanto, ainda não há data definida para a emissão da CIN para os demais Estados. Além disso, conforme o Ministério da Economia, neste primeiro momento a CIN será emitida apenas para cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas.
A nova Carteira de Identidade Nacional permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline, e terá validade de 10 anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até 10 anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. Além disso, a CIN também poderá ser utilizada como documento de viagem, pois inclui o código MRZ, de padrão internacional, já utilizado nos passaportes e que pode ser lido por equipamento.
Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil e do Ministério da Economia (Foto: Agência Brasil/Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Instrução Normativa INCRA n. 124, de 26 de julho de 2022
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano