Comissão do Pensamento Registral Imobiliário reúne-se em São Paulo
Na oportunidade, os registradores de imóveis Naila Khuri e Bruno Berti Filho foram eleitos para os cargos de presidente e de coordenador da CPRI, respectivamente
Integrantes da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI-IRIB) reuniram-se no último sábado (30/5), em Itupeva/SP. De 9h30 às 17 horas, a Comissão discutiu, entre outros assuntos, projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, usucapião administrativa; uso da expressão “cartório” por pessoas físicas e jurídicas não pertencentes ao sistema extrajudicial; proposta de criação de departamento de Notas e de Registro junto ao Conselho Nacional de Justiça; produção de artigos para publicação no Boletim Eletrônico do IRIB.
Com relação à usucapião administrativa (artigo 216-A da Lei dos Registros Públicos – introduzido pela Lei Federal n.º 13.105), os membros da CPRI sugeriram que seja feita uma consulta ao CNJ acerca do início da vigência do referido dispositivo. O objetivo é a orientação aos registradores de imóveis brasileiros.
Na oportunidade, foi eleita para ocupar a presidência da Comissão, Naila de Rezende Khuri, oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoa Jurídica e Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Votorantim/SP. A coordenação da CPRI permanecerá a cargo de Bruno Berti Filho, oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Votuporanga.
A reunião foi coordenada pela registradora de imóveis em Atibaia/SP e vice-presidente do IRIB para o Estado de São Paulo, Maria do Carmo de Rezende Campos Couto, encarregada de conduzir a retomada das atividades da CPRI, na gestão atual do IRIB. Ela destacou que a Comissão foi criada em 2010 e, desde então, tem contribuído na produção de trabalhos sobre a doutrina registral imobiliária e na elaboração de notas técnicas e pareceres sobre assuntos estratégicos, que exigem posicionamento do Instituto.
Também compareceram ao encontro os seguintes integrantes da Comissão: Luiz Egon Richter (Lajeado/RS), Jéverson Luís Bottega (São Lourenço do Sul/RS); Henrique Ferraz de Mello (Itapevi/SP), Marcos de Carvalho Balbino (Extrema/MG), Roberto Lúcio Pereira (Recife/PE).
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 02.06.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Incra/RO e Governo de Rondônia firmam parceria para regularização fundiária e ambiental nos assentamentos
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.