Em 02/07/2021

Comissão rejeita projeto que prevê compensação aos municípios que cedem áreas para uso da União


Para o autor da proposta, medida aumenta a capacidade de autogestão dos municípios.


 
Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Almeida recomendou a rejeição da proposta

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados rejeitou, na terça-feira (29), o Projeto de Lei 4566/20, que obriga a União a compensar financeiramente os municípios que disponibilizarem áreas para serem exploradas, economicamente ou não, pelo governo federal.

O relator no colegiado, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), recomendou a rejeição da proposta. “Como a legislação permite que haja oneração quando um ente público promove a concessão de direito real de uso em favor de outro, o texto tornaria obrigatório uma medida de caráter opcional”, afirmou o relator.

Segundo o deputado José Nelto (Pode-GO), autor do projeto, a ideia é ajudar os municípios. Conforme o texto, caso haja exploração econômica, a compensação será mensal e equivalente a 15% das receitas obtidas com a atividade na área. Do contrário, a compensação será anual e equivalente a 5% do valor de venda.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias (Reportagem - Ralph Machado / Edição - Marcia Becker / Foto - Gustavo Sales/Câmara dos Deputados).



Compartilhe