Conselho Nacional de Justiça busca solução para regularizar propriedade urbana
Experiências bem sucedidas em São Paulo e Minas Gerais serão aplicadas em outros estados
O Fórum de Assuntos Fundiários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai levantar experiências bem sucedidas de regularização do solo urbano, feitas em São Paulo e Minas Gerais, para replicar em outras unidades da federação. A proposta, aprovada no dia 14.02 pelo Comitê Executivo do Fórum, é levar o assunto para discussão com os secretários de desenvolvimento urbano dos estados e municípios.
Segundo José Antonio de Paula Santos, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, a partir do programa Minha Casa Minha Vida, São Paulo escolheu uma área problemática e fez a regularização dos terrenos, com a entrega do título de propriedade aos moradores. Além desse caso, o CNJ está estudando também a situação dos municípios do estado do Rio, atingidos por deslizamentos de terras no início deste ano, para adotar medidas preventivas.
“Não podemos ficar a cada ano enterrando os mortos”, comenta Marcelo Berthe, juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Fórum Fundiário.
Na área rural, uma das preocupações é com o trabalho escravo. O CNJ vai instituir um programa de qualificação e garantia de emprego para os trabalhadores libertados da escravidão. Segundo José Eduardo Chaves Júnior, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, algumas empresas já se dispuseram a entrar no programa. Os diversos órgãos do Executivo envolvidos com a questão, segundo o juiz, verificaram que grande parte dos trabalhadores libertados volta ao regime de escravidão, já que não tem como sobreviver.
O IRIB disponibiliza em seu site, o Boletim em Revista – BIR nº 330, que aborda diversos aspectos da regularização fundiária. Clique aqui para saber o que pensam as maiores autoridades sobre o assunto.
Fonte: CNJ
Em 21.02.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Famílias atingidas pelas chuvas no Rio de Janeiro podem adquirir imóveis
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano