Em 18/08/2015

Contrato para regularizar terras rurais no DF não agrada produtores


Produtores não concordam com valores da terra e de impostos


Produtores rurais dde Planaltina, no Distrito Federal, começaram a receber nesta terça-feira (11) os contratos para regularização de terras, mas não concordaram com os itens que constam no documento. Segundo o grupo, os valores de impostos, taxas e do próprio terreno não estão de acordo.

"Esse contrato seria como se você adquirisse o bem, como se você adquirsse um carro, e depois de você assinar o contrato é que o vendedor vai te dar o preço, quanto é que você terá que pagar", afirma o advogado da Federação de Agricultura e Pecuária (FAP), Guilerme Gebrim.

A categoria diz que em alguns casos o gasto com impostos e taxas de arrendamento chega a R$ 170 mil. “Vou deixar a caneta de lado. O contrato não está de acordo com a reivindicação dos produtores", afirma o produtor Geovanne Muller.

O secretário de Agricultura do DF, José Guilherme Tollstadius Leal, afirma que vai se reunir com os agricultures e que o contrato de uso real das terras pode ser alterado. "A negociação, é lógico que nós vamos observar tudo o que é possível dentro da legislação, as orientações dos órgãos de controle, mas o interesse público, mas também o interesse em regularizar essas áreas para os agricultores aqui em Brasília."

O GDF afirma que há 6 mil propriedades rurais à espera de regularização no DF e que pretende legalizar 3 mil até 2018. Os contratos que chegaram nesta terça são referentes a áreas do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina.

Fonte: G1

Em 11.8.2015



Compartilhe

  • Tags