Em 02/10/2018
Cori/MG: Central eletrônica de imóveis é incorporada por cartórios baianos
Sistema será implantado de forma gradual para atender demandas da população e do Poder Público
A Central Eletrônica de Registro de Imóveis da Bahia (CRI-BA) foi oficialmente lançada durante a II Jornada Baiana de Direito Imobiliário Registral, promovida no dia 21 de setembro, em Salvador. A CRI-BA será operacionalizada pela mesma equipe da Central mineira, por meio de um convênio celebrado entre o CORI-MG e o CORI-BA.
O vice-presidente do Colégio mineiro, Francisco José Rezende dos Santos, disse que os serviços serão incorporados de maneira gradual, para facilitar a adaptação às possibilidades que a tecnologia oferece. “Tenho expectativa de que será um sucesso, da mesma forma que a Central de Minas já é. Vai solucionar um problema grande de comunicação dos cartórios com a administração pública e tornar mais ágeis os procedimentos para os cidadãos.”
Nesse primeiro momento, os usuários poderão efetuar apenas pedidos de certidão e, gradativamente, terão acesso aos demais serviços da Central – como o módulo de e-protocolo, que estará disponível a partir de outubro. “Já foram mais de 250 solicitações e nossa expectativa é que esse número cresça nos próximos meses”, avalia Ana Bonifácio, supervisora de atendimento da CRI-BA.
Para Deise Cristina de Matos, escrevente do 7º Registro de Imóveis de Salvador, ao unificar o entendimento dos oficiais baianos, a Central contribuirá com a padronização dos atos praticados pelos cartórios. Ela pondera que pode haver desconforto inicial, mas, a partir do momento em que os registradores compreenderem todas as funcionalidades, ficará mais fácil. “É como recepcionar uma pessoa no balcão, só que agora de maneira eletrônica.”
Deise destacou que as orientações e o treinamento promovido pela equipe da CRI-MG têm ajudado a solucionar as principais dúvidas e aos poucos as dificuldades serão superadas. “O trabalho que o CORI-MG tem desenvolvido com a CRI-BA só fortalece a classe.”
Fonte: CoriMG
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Panorama atual do ONR é tema de palestra do XLV Encontro dos Oficiais de RI do Brasil
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes