Em 24/09/2021
Corregedor dialoga com presidente da comissão do concurso dos cartórios
Visita de cortesia foi realizada na tarde desta quinta-feira (23), na sede da CGJAL, e teve participação do Juiz Anderson Santos dos Passos.
Foto: Niel Antônio Rodrigues
Na tarde desta quinta-feira (23), o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, e o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Santos dos Passos, receberam a visita de cortesia do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Marcelo Berthe, presidente da comissão do concurso dos cartórios de Alagoas.
Na oportunidade, foram discutidas questões pontuais sobre projetos voltados às serventias extrajudiciais de Alagoas, a exemplo do que foi apresentado ao Fundo Especial Notarial e Registral (FUNOREG), cujo teor possibilita o aumento da renda mínima dos cartórios de R$ 1.700,00 para R$ 5.500,00, e da ampliação dos serviços dos cartórios de registro civil, para que também emitam atos de notas.
O Desembargador Marcelo Berthe, que foi designado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que “o objetivo é organizar os serviços do Extrajudicial em Alagoas” com a retomada do concurso para as serventias.
O Corregedor Fábio Bittencourt mostrou-se solícito aos anseios do CNJ e destacou a necessidade de reajustar a renda mínima dos cartórios, principalmente para quando o concurso for concluído, visto que o contexto econômico exige mudanças e o último certame foi realizado em 1988.
Fonte: TJAL (Niel Antônio Rodrigues - Ascom CGJAL).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CNJ e TJAL discutem retomada do concurso dos cartórios
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes