Em 19/10/2022

Corregedor-Geral da Justiça enaltece mediação e conciliação no extrajudicial


Des. Fábio Bittencourt discursou para os participantes do 1º Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais às serventias extrajudiciais.


Diálogo com instrutoras e participantes do curso de mediação e conciliação. Foto: Ascom CGJ/AL

Diálogo com instrutoras e participantes do curso de mediação e conciliação. Foto: Ascom CGJ/AL

“A conciliação e a mediação são meios para que nós diminuamos as demandas ajuizadas no Poder Judiciário”. Foi com essas palavras que o Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, destacou a importância do 1º Curso de Capacitação, Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores Judiciais, destinado às serventias extrajudiciais do Estado. 
 
Nesta quarta-feira (19), o Corregedor-Geral da Justiça realizou um breve discurso aos Tabeliães, Notários, Registradores e funcionários de cartórios inscritos na turma, para ressaltar que a ampliação da quantidade de serventias aptas em resolução de conflitos de pequena complexidade será um marco e fará a diferença para a comunidade.
 
“Sinto-me honrado de participar, pois é uma forma de nós estarmos sempre propensos a ajudar a sociedade, oferecendo melhores serviços nas serventias extrajudiciais, principalmente nos municípios que não são comarcas. É um caminho que devemos seguir e vejo que o curso será bem proveitoso a todos, pois os professores foram escolhidos com zelo”, comentou Fábio Bittencourt.
 
Para êxito na realização do curso, o Des. Fábio Bittencourt citou, ainda, a parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmal), na gestão da Desa. Elisabeth Carvalho Nascimento, e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pelo Des. Tutmés Airan de Albuquerque Melo.
 
O Corregedor-Geral da Justiça também agradeceu o tempo concedido pela instrutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rita de Cássia Régis, bem como enfatizou o expressivo número de inscritos, cujo total é de 56 pessoas, que, após conteúdo teórico de 40 horas, vão iniciar 60 horas de parte prática.
 
Segundo Rita de Cássia, responsável por ministrar aula acerca do tema Conciliação, com foco nas áreas judicial e extrajudicial, há um marco de inovação nessa proposta, sobretudo, na política judiciária implantada pelo CNJ.
 
“Digo que é uma grande ocasião de ampliação desse sistema multiportas, com o escopo maior na pacificação social. É uma oportunidade de construir, junto ao Tribunal de Justiça, à Corregedoria, à Esmal e ao Nupemec, para contribuir que a formação aconteça e os usuários acessem de forma adequada os métodos autocompositivos”, disse a instrutora do CNJ. 
 
A Supervisora geral do Nupemec, Moacyra Guañabens, comentou, por sua vez, que a capacitação é uma contribuição significativa para a atual gestão, pois é um dos cursos com mais participantes que já foram feitos. “Vamos correr para terminar o cronograma para que a gestão termine certificando que mais pessoas se formem no curso”.
 
Fonte: TJAL (Por: Leonardo Ferreira).
 


Compartilhe