Corregedoria Geral da Justiça e OAB-ES se reúnem para tratar da regularização fundiária no Estado
A parceria vai somar esforços para disseminar e incentivar a pauta.
A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-ES), com o objetivo de promover a regularização fundiária no estado do Espírito Santo, se reuniu com representantes Comissão de Direito Urbanístico e Fundiário Urbano do Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo (OAB-ES), que se colocaram à disposição para contribuir com a pauta.
A parceria vai somar esforços para disseminar e incentivar a regularização e o registro de títulos de propriedade em todos os municípios do estado, o que, para ambas as instituições, não é apenas de uma questão social, mas que está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico sustentável das cidades.
O juiz corregedor Marcelo Loureiro se comprometeu a analisar as demandas apresentadas durante a reunião, realizada no último dia 12, e a buscar soluções conjuntas. Para fortalecer essa colaboração, também foi estabelecido um canal de comunicação mais próximo entre a OAB-ES e a CGJ-ES, que permitirá a troca de informações, experiências e sugestões entre as instituições.
Participaram do encontro o presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-ES, o advogado Rafael Roberts, as advogadas Nádia Lorenzoni e Maria Thereza Margotto, e o advogado Américo Mignone, assim como o registrador de imóveis Jocsã Araújo.
Na oportunidade, representantes da advocacia capixaba também se colocaram à disposição para contribuir com a pauta, apresentando as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de regularização fundiária, além de propor a atualização das normas relacionadas ao tema e ações conjuntas para sua efetivação.
Vitória, 23 de maio de 2023
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES (Texto: Elza Silva com informações da OAB-ES | Maira Ferreira - Assessora de Comunicação do TJES).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Ata Notarial – doutrina, prática e meio de prova – 4ª Edição (2023)
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório