Em 15/07/2021

Crédito para o Agronegócio será discutido em seminário promovido por Comissão da Câmara dos Deputados


Modelo proposto aproxima setor rural do mercado financeiro.


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoverá seminário hoje e amanhã, 15 e 16/07/2021, para discutir a questão do crédito para o Agronegócio no Brasil. O evento foi solicitado pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS) e tem como objetivo debater recentes mudanças na legislação que permitiram a criação de oportunidades alternativas no sistema de crédito agrícola e a modernização nas formas de financiar as atividades rurais. Para o Deputado, estas medidas aproximam o Agronegócio do mercado financeiro.

Como exemplo dessa aproximação, Goergen cita a primeira operação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente garantidor de financiamentos agropecuários, ocorrida em abril deste ano. “O novo modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e vai permitir a ampliação do acesso ao crédito para os produtores rurais. Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado tanto para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos para custeio e investimento”, explicou o Deputado.

Os encontros ocorrerão no Plenário 6 da Câmara dos Deputados em horários diferentes. Confira os horários e os participantes:

  • 15/07/2021 – Com início previsto a partir das 14h, foram convidados o Diretor de Financiamento e Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Wilson Vaz de Araújo e o Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda.
     
  • 16/07/2021 – O seminário terá início a partir das 9h. Foram convidados representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do BNDES, do Sicredi, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), do Itaú e do Bradesco.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Câmara de Notícias (Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT).



Compartilhe