Em 30/06/2022

Criptomoedas, o maior esquema Ponzi da história, por Luis Nassif


Yifan e Zhugyab sustentam que a criptomoeda é um esquema Ponzi, pois requer fluxo contínuo de novos investidores para ser estável.


Está na reta final o maior esquema Ponzi da história: os NFTs e as criptomoedas. A opinião é do chefe da Blockchain-based Service Newtwork (BSN), empresa estatal responsável pela regulação do mercado de NFTs.

“O autor deste artigo acredita que a moeda virtual está se tornando o maior esquema Ponzi da história da humanidade e, para manter esse golpe, o círculo monetário tentou colocar várias capas para isso”, escreveram Shan Zhiguang e He Yifan no jornal. Diário do Povo .

Yifan é o CEO da startup Red Date Tecnology, membro fundador por trás do BSN. Shan é o presidente da BSN Development Alliance. A BSN foi criada para fornecer uma infraestrutura para desenvolvedores de blockchain.

Ambos – NFTs e criptomoedas – baseiam-se na tecnologia do blockchain, revolucionária, que permitiu a cada pessoa ter sua propriedade digital, única. O que era para se tornar a grande tecnologia para os Bancos Centrais – gerando moedas digitais, em lugar do papel-moeda – se transformou em uma enorme pirâmide financeira.

NFTs são obras individualizadas pelo blockchain. Criptomoedas são moedas geradas ou negociadas no ambiente blockchain. A opinião geral é que a China não irá tolerar o comércio especulativo de NFTs. Ainda não há uma regulação clara desse mercado. Embora algumas pessoas o tratem como ativos financeiro, outras tentam enquadrá-los como objetos colecionáveis. E esse mercado acabou sendo explorado até pelos gigantes da tecnologia.

O mercado de NFT subiu para US$ 23,56 milhões em 2021, segundo relatório recente do banco. Se não se reprimir esse mercado, estima-se que em 2026 ele esteja movimentando 29,8 bilhões de yuans, mais de cem vezes maior.

A questão central é que bastará uma agência governamental emitir um aviso contra as NFTs para reduzir a pó todos os ativos. Na semana passada, os setores bancário e de valores mobiliários pediram medidas urgentes contra a fonda de financeirização e securitzação das NFTs.

Sem a regulação oficial, os gigantes tentam uma auto-regulação. O Ant Grouip, apoiado pelo bilionário Jack Ma, impôs um bloqueio de 180 dias para as NFTs antes de uma revenda. Alguns reguladores pensam em limitar em seis o número de vezes que uma NFT é negociada.

Yifan e Zhugyab sustentam que a criptomoeda é um esquema Ponzi, pois requer fluxo contínuo de novos investidores para permanecer estável. Mas bastará uma venda maliciosa a descoberto para o ciclo entrar em colapso.

Suas declarações somam-se aos alertas de Bill Gates, Warren Bufet e Charles Munder. O início da queda foi o colapso do TerraUSD – uma criptomoeda supostamente vinculada ao dólar americano. Seu token associado, Luna, eliminou US$ 40 bilhões do sistema quando caiu. 

“Há muitos insights sobre por que LUNA e UST entraram em colapso em um instante, mas uma coisa que poucas pessoas mencionam é que eles combinam dois esquemas Ponzi, dinheiro e patrimônio, e estão inter-relacionados”, explicaram He e Zhiguang.

Na semana passada, o diretor de fintech da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS), Sopnendu Mohanty , disse que a cidade-estado seria “brutal e implacavelmente dura” com os jogadores de criptografia desonestos.

No final de maio, o vice-primeiro-ministro do país, Heng Swee Keat , disse aos participantes da conferência que os investidores de varejo não deveriam comprar criptomoedas.

A Tailândia limitou o uso de criptomoeda este ano ao bani-la como meio de fazer pagamentos.

Fonte: Jornal GGN.



Compartilhe