Em 19/06/2019

Cuiabá (MT) será sede do Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral


A cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso (MT), foi escolhida para ser palco de um dos próximos Encuentros del Comité Latinoamericano de Consulta Registral,


A cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso (MT), foi escolhida para ser palco de um dos próximos Encuentros del Comité Latinoamericano de Consulta Registral, evento realizado anualmente e que conta com a participação de registradores, notários operadores do Direito e especialistas ligados aos assuntos registrais e notariais de diversos países.

Como Brasil e Uruguai foram os dois países indicados para serem sedes nos próximos anos será escolhido, ao longo dos próximos meses, qual sediará o evento em 2021 e qual será o escolhido para 2022.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) será anfitriã do Encuentro. De acordo com o presidente da entidade, José de Arimatéia Barbosa, a indicação do Brasil foi feita por ele mesmo, durante o evento que foi realizado nesse ano, em Guayaquil, no Equador.

“Em cada evento são apresentados os dois países a candidatarem-se para o segundo ano, a partir do atual, que foi realizado no Equador. Nele tomei a liberdade de indicar o Brasil, tendo como sede Cuiabá. Tão logo comuniquei a indicação ao presidente da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal; e o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Sérgio Jacomino, que prontamente se manifestaram, institucionalmente, favoráveis à minha proposta “, declarou Barbosa.

Para Barbosa, “receber colegas de aproximadamente 20 países latino-americanos em uma capital do centro oeste brasileiro é algo inusitado”, mas representativo com o trabalho dos notários e registradores.

“A família notarial e registral aqui aprende e ensina a lição de que integrar é a única forma de não entregarmos, parodiando assim um ex-presidente militar, a quem é atribuída a máxima ‘integrar para não entregar’, referindo -se à Amazônia brasileira. Em nosso caso, refere-se às forças ocultas que nos rondam e que, a todo instante, tentam açambarcar e ou substituir nossas atividades. Por isso, a importância maior desta integração reside em conhecer a realidade de cada um deles, objetivando transformá-la”, encerrou o presidente.

A data, hotel e outras informações serão divulgadas em breve.

Histórico

O Encuentro já foi realizado mais de 30 vezes em diversos países, e tem como objetivo possibilitar a troca de conhecimentos e intensificar a colaboração mútua entre profissionais da América Latina e Espanha para tratarem de assuntos de interesse comum.

Em 2019, o evento foi realizado em Guayaquil, no Equador, e reuniu representantes de 16 países. O Brasil foi representadoe pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg/MT), José de Arimatéia Barbosa, e pelo presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva. Em 2020, o Encuentro será realizado em Cusco, no Peru, entre os dias 18 e 22 de outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

 



Compartilhe

  • Tags