Em 22/11/2021

Curso de especialização em Direito Notarial e Registral é prestigiado pelo Ministro Luiz Fux e TJAM


Evento ocorreu na manhã de sábado e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário estadual.


Promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (SINOREG/AM), o Curso de Especialização em Direito Notarial e Registral teve, em sua cerimônia de lançamento ocorrida na manhã do dia 20/11/2021, a apresentação da palestra intitulada “Análise Econômica do Direito” promovida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux. A cerimônia também foi prestigiada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), representado pela Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, e contou também com a presença do Desembargador Flávio Pascarelli.

Com previsão de início já no primeiro semestre de 2022, a pós-graduação é voltada aos profissionais dos Cartórios e será realizada pela Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), responsável pelos projetos da UEA. Seu público alvo são os Notários e Registradores associados da ANOREG/AM e do SINOREG/AM, além de demais interessados. Professores da UEA e convidados locais e nacionais farão parte do corpo docente da especialização.

A ideia é aprimorar a execução dos serviços cartorários no Estado. É preciso qualificar, ainda mais, as pessoas para que elas possam lidar com essas demandas, uma vez que a transmissão de conhecimento é algo louvável, principalmente quando vem de uma universidade tão respeitada quanto a UEA”, afirmou o Vice-Presidente da ANOREG/AM, Cloves Siqueira. Já o Presidente do Sinoreg/AM, Marcelo Lima Filho, destacou que “os cartórios atendem demandas que atingem todas as camadas da sociedade e há essa necessidade, portanto, dos operadores do Direito para que essas demandas sejam bem assistidas. Estamos revisitando essa agenda com grande apoio da UEA que é uma das principais universidades públicas do Brasil e a maior universidade multicampi da América Latina”.

Escola Notarial e Registral do Amazonas

No decorrer da cerimônia de lançamento do curso, Cloves Siqueira ainda anunciou a criação da Escola Notarial e Registral do Amazonas, afirmando que “o lançamento desta pós-graduação é o pontapé inicial para um projeto ainda maior”. Segundo a notícia publicada pelo TJAM, a formação da escola está em fase de tratativas e também deve contar com a parceria de instituições de ensino.

Leia a notícia completa.

Fonte: IRIB, com informações do TJAM (Foto: Kiko Sanches).



Compartilhe