Em 28/02/2025

Desjudicialização é apoiada por 94% dos Cartórios


Dados foram divulgados pela ANOREG/BR no levantamento “Raio-X dos Cartórios”.


O levantamento realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), intitulado “Raio-X dos Cartórios”, apontou que 94,29% dos Notários e Registradores apoiam a desjudicialização, sendo que apenas 1,59% dos participantes se declararam contrários à medida e 4,13% preferiram não opinar. O levantamento reflete a realidade dos titulares de Cartórios que participaram da pesquisa e não têm caráter estatístico.

De acordo com a notícia publicada pela Associação, “os resultados refletem uma visão progressista do setor extrajudicial, que reconhece seu potencial para oferecer soluções eficientes e acessíveis à sociedade. Esse apoio expressivo reforça a importância de continuar avançando na implementação de práticas desjudicializadas, promovendo uma justiça mais ágil e eficiente para todos.

A ANOREG/BR também destacou que “a desjudicialização tem ganhado espaço no debate nacional como uma estratégia para agilizar o acesso à justiça e reduzir a sobrecarga do Judiciário. Com os Cartórios assumindo um papel mais ativo na resolução de questões administrativas e consensuais, a população se beneficia de um atendimento mais rápido e desburocratizado.

Outros dados relevantes já foram apontados pelo “Raio-X dos Cartórios”. Veja também:

- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais;

Referência Nacional: Raio-X dos Cartórios aponta relação de Serventias Extrajudiciais modelos de atendimento e gestão; e

- Raio-X dos Cartórios: há equilíbrio entre homens e mulheres à frente das Serventias.

Não deixe de conferir o site oficial do “Raio-X dos Cartórios”.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/BR.



Compartilhe