Diretor de assuntos agrários do IRIB aborda a regularização fundiária de interesse social
Eduardo Augusto tratou do tema, que teve como debatedora a registradora de imóveis em Diadema/SP, Patrícia Ferraz
“Regularização Fundiária de Interesse Social - Usucapião extrajudicial” foi o tema da segunda palestra matutina do 29º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis. Ministrada pelo registrador de imóveis em Conchas/SP e diretor de assuntos agrários do IRIB, Eduardo Augusto, a palestra teve como debatedora a registradora de imóveis em Diadema/SP, Patrícia Ferraz.
Eduardo Augusto fez uma abordagem precisa sobre o tema, analisando a eficácia de vários instrumentos legais que regulamentam a matéria. Ele também salientou a responsabilidade do registrador para o processo de regularização fundiária. “Todos cumprimos uma função de caráter social e, devemos, portanto, nos engajar totalmente na busca do desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade. Nossa missão é difícil, e todos os profissionais do registro de imóveis devem colaborar”, disse.
O conferencista lembrou que são muitos os problemas envolvendo a ocupação do solo no Brasil, muitos deles desencadeando verdadeiras tragédias sociais como as enchentes, pessoas morando local contaminado, deslocamentos de terra, o que tem gerando perdas de vidas. “A regularização fundiária também é de nossa responsabilidade e devemos atuar até mesmo onde não há esse tipo de problema”, afirmou.
A debatedora deste painel, Patrícia Ferraz, reafirmou várias interpretações do palestrante e colocou outros pontos em discussão. Segundo a oficial de registro de imóveis de Diadema, a regularização fundiária só alcançou relevância graças ao registro imobiliário. “Nós somos atores desse processo há bastante tempo e contribuímos muito para que a regularização atingisse esse grau de importância. Por mais que a população clamasse por isso, nunca conseguiria elevar a regularização ao patamar que nós registradores elevamos, sensibilizando, inclusive órgãos do governo e a classe política”.
O evento é realizado com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG).
Acompanhe pelo FB e pelo Twitter o que acontece no Encontro Regional de Atibaia.
Veja a galeria de imagens
Baixe o material da palestra
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 23.03.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
AL: Emolumentos e custas cartoriais são tema de reunião na CGJ
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.