Em 28/03/2022

Doze países membros do IBEROREG assinam Carta de Lima


Documento sobre registros públicos e tecnologia da informação foi firmado durante workshop promovido pela SUNARP na cidade de Lima/Peru.


A cidade de Lima/Peru sediou o “Primer Taller Técnico Registral de la Red Registral Iberoamericana de Cooperación – Iberoreg 2022”, organizado pela Superintendencia Nacional de los Registros Públicos (SUNARP), realizado nos dias 24 e 25 de março. Como fruto do workshop, doze países membros da Red Registral Iberoamericana de Cooperación (IBEROREG), dentre eles o Brasil, assinaram a Carta de Lima, documento sobre registros públicos e tecnologia da informação.

Em síntese, a Carta de Lima compromete os signatários a intensificar ações para promoção da transformação tecnológica de seus sistemas registrais em benefício do cidadão, bem como implementar mecanismos de cooperação internacional no combate de crimes de lavagem de dinheiro. De acordo com o Superintendente Nacional de Los Registros Públicos, Harold Tirado Chapoñan, anfitrião do evento, o documento reafirma a necessidade do trabalho conjunto entre as nações, com o apoio da tecnologia, para oferecer à sociedade serviços mais ágeis, modernos e seguros.

Para o Director de la Oficina Técnica Registral de Coordinación de IberoReg, Sergio Saavedra, os registros da propriedade têm sido responsáveis e muito eficientes na prestação dos seus serviços durante a pandemia de COVID-19, momento chave para o processo de transformação digital dos Serviços Registrais no mundo.

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) esteve presente no evento, representado por seu Vice-Presidente e pelo Coordenador da Revista de Direito Imobiliário (RDI), respectivamente, José de Arimatéia Barbosa e Ivan Jacopetti do Lago. Também participaram a Gerente Geral do IBEROREG, Adelaida Ávila Bolívar, e a Assessora da SUNARP, Raquel Guzmán Halberstadt, além de representantes do Peru, Espanha, República Dominicana, Colômbia, Argentina, Chile, Honduras, Equador, Guatemala, Costa Rica e Portugal.

Veja mais:

Fonte: IRIB, com informações da SUNARP (Fotos: IRIB/SUNARP).



Compartilhe