Em 05/12/2012

Eleita a diretoria do IRIB para o biênio 2013/2014


Representantes da classe registral participam de homenagem aos novos dirigentes do Instituto


Os associados do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) elegeram na segunda-feira, dia 3/12, a diretoria executiva que conduzirá a instituição nos próximos dois anos. A Chapa União foi eleita com 459 votos, tendo como presidente o registrador de imóveis de Apucarana/PR, Ricardo Basto da Costa Coelho, e como vice-presidente o registrador de imóveis de Porto Alegre/RS, João Pedro Lamana Paiva.

Também integram a diretoria eleita o secretário geral José Augusto Alves Pinto – PR; o 1º Secretário Ary José de Lima – SP; a tesoureira geral Vanda Maria de Oliveira Penna Antunes da Cruz – SP; o 1º tesoureiro Sérgio Busso – SP e o diretor social e de eventos Jordan Fabrício Martins – SC.

Na noite do mesmo dia, representantes da classe registral imobiliária participaram de homenagem aos novos dirigentes do Instituto. Francisco José Rezende dos Santos, presidente na gestão 2009/2012, agradeceu o apoio recebido durante toda a sua administração, o que possibilitou a renovação e o fortalecimento do IRIB. "Tivemos muitas conquistas, mas devemos permanecer unidos em nome da nossa sobrevivência e para que o Registro Imobiliário mostre a sua importância para o desenvolvimento do Brasil", disse. Rezende desejou êxito à gestão do novo presidente. "O IRIB pulsa nas veias de Ricardo Coelho, que fará um intenso trabalho para a projeção nacional da classe, deixando seu nome escrito na história do Instituto".

Em seu discurso, Ricardo Coelho disse que o objetivo é dar sequência ao excelente trabalho realizado pelas diretorias anteriores. Nesse sentido, o novo presidente afirmou que dará continuidade às iniciativas de orientação aos registradores brasileiros quanto à aplicação das novas leis e normas, principalmente na concentração de esforços para implantar o registro eletrônico. Outro ponto defendido foi em relação ao combate à gratuidade e à redução dos emolumentos. "É uma luta de todos e só será vitoriosa se demonstrarmos nossa união", enfatizou.

Dignificar o atendimento ao usuário é outra meta a ser cumprida, segundo o presidente eleito. "Dignificar o usuário é dar a ele condições de acesso, oferecer conforto, cortesia, presteza, transformando-o em um aliado e multiplicador de nossos serviços", apontou Ricardo Coelho. Para que isso possa ocorrer, será implantado um extenso programa de divulgação e mercado, mostrando a todo o Brasil a importância da missão do Registrador de Imóveis.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar; o presidente da Anoreg/PR, Robert Jonczyk; o diretor de Tecnologia e Informática do IRIB e presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos; a presidente da Anoreg/SP, Laura Visotto; o vice-presidente eleito do IRIB, João Pedro Lamana Paiva; o secretário-geral do IRIB, José Augusto Alves Pinto; o vice-presidente da Arpen Brasil, Ricardo Augusto Leão.

Trajetória do presidente eleito

O presidente eleito Ricardo Basto da Costa Coelho é registrador de Imóveis em Apucarana/PR. Natural de Curitiba é filho do também registrador Benedito da Costa Coelho Júnior, que integrou a diretoria do IRIB de 1984 a 1986. Formado pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, Ricardo Coelho foi aprovado no concurso de ingresso na carreira de notário e registrador em 1976, quando assumiu o Cartório Distrital de Vila Bom Progresso, comarca de Arapongas/PR. Em 1986, foi nomeado titular do 1º Registro de Imóveis de Apucarana/PR.

Ricardo Coelho integra os quadros do IRIB desde 1985, quando assumiu a Diretoria Social e de Eventos, na gestão do presidente Adolfo de Oliveira. Desde então foram sete participações em sete diretorias. Como Diretor Social e de Eventos organizou 25 os 39 Encontros promovidos pelo Instituto. No último triênio ocupou os cargos de vice-presidente e presidente do Conselho Deliberativo.

O novo presidente do IRIB tem sua carreira marcada por serviços prestados à classe registral imobiliária brasileira. Foi presidente do Colégio Registral do Paraná, diretor da Associação dos Serventuários da Justiça do Paraná (Assejepar). Atualmente é 2º Secretário da Anoreg-PR e diretor institucional da Anoreg/BR. Também é membro do Comitê Latino Americano de Consulta Registral.
 
Conheça a Chapa União

Discurso - Ricardo Coelho

Galeria de fotos

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 05.12.2012

 



Compartilhe

  • Tags