Encontro discute retificação de registro e georreferenciamento
O diretor de assuntos agrários do IRIB, Eduardo Augusto, abriu os debates da tarde desta quinta-feira (22/9), em Fortaleza/CE
A palestra “Retificação de registro e georreferenciamento: qualificação e segurança jurídica”, ministrada pelo diretor de assuntos agrários do IRIB , Eduardo Augusto, encerrou as discussões sobre imóveis rurais, no Encontro Nacional de Fortaleza, promovido pelo IRIB. Além dos aspectos retificação de registro e do georreferenciamento, o registrador na comarca de Conchas/SP abordou em sua palestra os elementos fundamentais doregistro imobiliário,as questões de confrontações, casos práticos e, por fim a regularização fundiária.
O palestrante sustentou que em caso de qualquer falha encontrada na matrícula - na descrição do imóvel, na qualificação das pessoas ou na determinação do direito -, desde que se comprove o erro, a solução deve ser pelo procedimento da retificação do registro. “No entanto, não basta saber retificar, é precisoimpedir novos erros: evitar omissões, zelar pela qualidade do assento registral. As informações devem ser claras, precisas e concisas”, recomendou.
Segundo Eduardo Augusto, existe uma regra geral na retificação: a área não pode ser aumentada e nem diminuída. Ele aconselha alguns cuidados básicos tais como não tomardecisões precipitadas, analisar os trabalhos apresentados, pesquisar o passado do imóvel e não se esquecer da segurança jurídica.
Ao abordar a regularização fundiária, Eduardo Augusto, lançou um desafio para que todos trabalhem em conjunto: poder público, o registrador imobiliário, Incra, tabeliães, juízes, agrimensores, advogados e a comunidade.“Estamos todos do mesmo lado, do lado da paz social, do desenvolvimento nacional, da erradicação da pobreza, enfim, da justiça social”, disse.
O XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil é uma promoção do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e conta com o apoio da Anoreg-BR e Anoreg-CE.
Faça download da apresentação
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 22.9.2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
“Pinga-Fogo” encerra discussões do Encontro Nacional de Fortaleza
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.