Em 03/08/2023

Esmam promove Curso de Atualização em Registros Públicos


Curso é voltado para magistrados, servidores e acadêmicos.


Registros

Para contribuir com a desburocratização e a agilidade dos serviços cartorários, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoverá nos dias 15 e 16 deste mês de agosto o curso de “Atualização em Registros Públicos”, voltado para magistrados, servidores e acadêmicos. Com carga horária de 6 horas, o curso será realizado de forma online (síncrono), das 14h30 às 17h30 (no horário de Manaus; 15h30 às 18h30, no horário de Brasília).

Segundo o professor doutor Alan Felipe Provin, pretende-se, com o curso, criar a oportunidade para atualização com o que há de novo e polêmico na atividade notarial e registral, interligando esses temas com velhos institutos, que requerem, vez ou outra, um reforço na sua operacionalização. A atividade judicial e extrajudicial formam um par que deve caminhar em sintonia, de forma a criar um sistema interligado que se comunique e compreenda a dinâmica entre as duas esferas, para que se possa dar eficiência e segurança aos procedimentos.

“Iremos debater sobre as inovações envolvendo direito imobiliário, urbanístico e agrário, como os institutos da adjudicação compulsória, usucapião e regularização fundiária, bem como em institutos de direitos da personalidade, como a alteração de prenome e sobrenome”, concluiu Provin.

A nova Lei n.º 14.382 de 2022 modificou significativamente muitas leis do Direito Imobiliário, Registral e Notarial, e o curso tem como objetivo fornecer informações sobre o novo dispositivo legal, tratando principalmente do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), para modernizar e unificar sistemas de cartórios em todo o país e permitir registros e consultas pela internet.

O sistema permite o atendimento remoto aos usuários dos registros públicos por meio da internet; a recepção e o envio de documentos e títulos; a expedição de certidões; a prestação de informações em formato eletrônico e a visualização eletrônica dos atos transcritos, registrados ou averbados nos cartórios.
As certidões eletrônicas devem ser feitas com o uso de tecnologia que permita ao usuário imprimi-las e identificar sua autenticidade, conforme critérios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dispensando sua materialização pelos oficiais de registro.

Para participar, os interessados devem efetuar suas inscrições no endereço: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.

A certificação será realizada aos participantes que tiverem 100% de frequência no curso, mediante assinatura da lista de frequência que será disponibilizada no chat durante a videoconferência. O certificado será emitido após preenchimento da avaliação da ação formativa.

Professor

Alan Felipe Provin - Pós-Doutorando em "Direitos Humanos e Democracia: Direito, Política, História e Comunicação" pelo lus Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH), da Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal. Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - Conceito Capes 6). Especialista em Direito Civil, em Direito Constitucional e em Direito e Advocacia Empresarial. Registrador imobiliário, de títulos e documentos e civil das pessoas naturais e jurídicas de Iranduba (AM). Membro da Comissão Intersetorial dos Direitos da Infância e da Adolescência do mencionado Município em busca do selo UNICEF e erradicação do sub-registro de nascimento. Já foi tabelião de notas e de protestos, registrador interino e mediador e conciliador voluntário no Estado de Santa Catarina.

Fonte: TJAM: (Natanael Maricaua - Estagiário / Esmam - Arte: Claudio Gaia - Fonte: Site IBDFAM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM).



Compartilhe