Em 14/02/2023
Esmape, CGJPE e TJPE oferecem curso sobre regularização fundiária
Atividade integra formação continuada do programa Moradia Legal Pernambuco.
Até 27 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o “Curso Básico em Regularização Fundiária” para formação das equipes de prefeituras e cartórios que aderiram ao programa Moradia Legal Pernambuco. Com carga horária de 10h/aula e certificação, o curso é oferecido via Educação a Distância (EaD) em formato assíncrono e ficará disponível para acesso de 6 a 19 de março. Confira o edital e o formulário de inscrição em www.tjpe.jus.br/web/moradia-legal/cursos.
O “Curso Básico em Regularização Fundiária” é oferecido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com a Corregedoria (CGJPE) e a Escola Judicial (Esmape). A formação continuada tem como docentes a coordenadora adjunta do Moradia Legal Pernambuco, Sara Lima; o assessor adjunto de Comunicação Social do TJPE, Francisco Shimada; e o membro da Comissão de Revisão do Código de Normas Extrajudiciais da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, Roberto Lúcio.
Durante o curso, participantes terão acesso a informações sobre histórico, estrutura, gestão, atividades e adesão do programa; bem como a aspectos técnicos, jurídicos, sociais e registrais da regularização, entre outros conteúdos. Neste ano, em parceria com a Universidade Federal (UFPE), a Esmape/TJPE e outras instituições, o Moradia Legal Pernambuco também irá oferecer o II Curso de Extensão em Regularização Fundiária.
Adesão – As prefeituras municipais que ainda não aderiram ao programa de regularização fundiária Moradia Legal Pernambuco podem formalizar o pedido de adesão até o dia 28 de fevereiro. Os detalhes para a solicitação estão disponíveis em www.tjpe.jus.br/web/moradia-legal/adesao-2023.
Os municípios que aderirem ao programa receberão orientação jurídica, formação multidisciplinar, desburocratização de atividades e entrega gratuita de títulos de propriedade de imóveis à população. Além disso, terão acesso a diversos serviços na área de regularização fundiária em áreas de interesse social, inclusive com cursos diversos e acompanhamento.
Histórico – Implantado em 2018, o programa conta com mais de 150 cidades participantes. No período, 10,5 mil famílias pernambucanas receberam gratuitamente os títulos de propriedades dos imóveis onde vivem. As últimas entregas de documentos à população foram realizadas em 8 e 9 de fevereiro nas cidades de Cabrobó e Salgueiro, onde também ocorreu o I Encontro Regional do Programa Moradia Legal Pernambuco com Municípios do Sertão Central e Araripe.
O Moradia Legal Pernambuco é coordenado pela Presidência do TJPE em parceria com órgãos internos e instituições parceiras, a exemplo da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-PE) e da Associação Municipalista (Amupe), além de prefeituras e cartórios. Mais informações através do e-mail [email protected] e dos telefones (81) 3182-0314 / 3182-0346.
Texto e imagem: Redação | Ascom TJPE
Fonte: TJPE.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Parceria incentiva doação de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Benfeitoria – demolição – averbação. Alienação fiduciária.
- Escritura de Rerratificação. Erro – inexistência. Alteração substancial do ato. Novo negócio jurídico. Nova escritura.
- TAC7: Planejamento de Cargos e Salários 2025 com Remuneração Variável