Em 25/10/2023

Exposição: sistema Gise é apresentado no Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça


Evento segue até o dia 26 de outubro, em Brasília.


Card em fundo branco com fonte verde com informações sobre sistema desenvolvido pela equipe de TI do Tribunal de Justiça

Ferramenta eletrônica utilizada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) para o gerenciamento e monitoramento dos atos praticados pelas serventias extrajudiciais do Estado, o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais (Gise) será apresentado, a partir desta terça-feira (24/10), na exposição do 7º Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (EXPOJUD). Evento segue até o dia 26 de outubro, em Brasília.

Instituído pela Resolução n. 13/2011/TJTO e regulamentado pelo Provimento nº 3/2023/CGJUS/TO, o sistema é utilizado por todas as serventias extrajudiciais do Estado desde fevereiro de 2012, sendo que ao longo dos anos vem sendo aprimorado periodicamente para acompanhar as novas demandas da área extrajudicial. O acesso ao sistema, para o público externo, é feito pelo gov.br, garantindo maior segurança e proteção aos dados.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação com base nas diretrizes estabelecidas pela Corregedoria, por meio da área de negócios do sistema, a ferramenta  é fundamental para os trabalhos correicionais e possibilita o controle de todos atos das serventias extrajudiciais e as arrecadações que esses atos geram, sejam elas na esfera de emolumentos, taxa judiciária ou fundos usados no ressarcimento de atos gratuitos praticados pelos registradores civis. Com o cadastro de cada serventia, incluindo os dados dos seus respectivos delegatários e funcionários, o Gise ainda permite que a Receita Federal realize o monitoramento da arrecadação de cada uma delas.

Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo Poder Judiciário renderam ao Gise a indicação de finalista no Prêmio Conip de Excelência 2023, por ser uma boa prática de modernização que contribui para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública, utilizando a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos. Premiação será em 13 de novembro.

Programação

Além da exposição, a programação da 7ª Expojud contará com diversas palestras, oficinas e mesas redondas com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre líderes, gestores e colaboradores das instituições que compõem áreas de Tecnologia, Inovação, Comunicação, Gestão e Recursos Humanos do Sistema de Justiça.

Na programação desta quarta-feira (25/10), o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), estará presente no painel O Papel Fundamental das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça.

Confira aqui a programação completa. 

Fonte: TJTO.



Compartilhe