Em 23/02/2018

Folhamax (MT) - Governo entrega títulos da extinta Cohab em Várzea Grande


A cerimônia de entrega foi realizada na noite de quarta-feira (21.02) pelo governador Pedro Taques


Mais de 160 famílias várzea-grandenses receberam os títulos definitivos de seus imóveis, por meio do programa Endereço Certo. A cerimônia de entrega foi realizada na noite de quarta-feira (21.02) pelo governador Pedro Taques e foram contemplados os núcleos habitacionais Asa Branca e Santa Izabel.

Moradora da Cohab Santa Izabel, há 33 anos, Elizabeth Ribeiro da Silva, 69, viúva, conta que esperava ansiosamente por esse dia pois pretende deixar o imóvel para os filhos. “Com grande emoção recebo o título da casa onde moro com os meus quatro filhos. Esta casa o meu esposo deixou para nós e agora vou regularizar para futuramente deixar para os meus filhos”, salientou Elizabeth. 

Já o morador da Cohab Asa Branca, Paulino Botelho de Campos Neto, 49 anos, técnico de comunicação, sonha em reformar o imóvel. “Todos os Brasileiros sonham com a casa própria, o que está acontecendo hoje é uma conquista. Assim que eu mexer com todas as documentações de escritura vou fazer uma boa reforma”, vibrou o técnico de comunicação.  

O residencial Cohab Santa Izabel, foi construída na década de 80, e a Cohab Asa Branca em 1990, dando moradia para 750 famílias. Várzea Grande é o 3º município do estado beneficiado pelo Programa, depos de Água Boa, com 63 títulos entregues e Guiratinga, com a entrega de 15 documentos. 

Os títulos vão ser encaminhados para o cartório para o efetivo registro de propriedade. “Várzea Grande foi um dos primeiros municípios a aderir ao projeto ‘Endereço Certo’. Agradeço a prefeita Lucimar Campos que se sensibilizou e encaminhou um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para reduzir o tributo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para as famílias beneficiadas”, ressaltou o diretor de Finanças e Gestão da Desenvolve MT, Levi Saliés Filho. 

“O governador Pedro Taques tem feito importantes obras para o Estado de Mato Grosso, e nós que estamos acompanhando e vendo essas realizações, ficamos impactados, com a tamanha importância desses projetos na vida dessas famílias. Está ação em especial, é sem dúvida uma das maiores que o estado poderia fazer. Com muita dificuldade e histórias vivenciadas dentro de cada uma dessas casas, hoje o sonho se torna realidade para milhares dessas famílias”, pontuou o presidente do Conselho da Desenvolve MT, Carlos Avalone. 

O evento contemplou a comunidade com serviços de cidadania ofertados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram ofertados serviços como: emissão de 2º via de documentos como RG e CPF e ainda de certidões. Além de fotos ¾, plastificação, inscrições para os cursos ‘Mulheres Amigas’ e ‘Empreendedorismo para jovens e crianças’. “Estamos à frente da administração para seguirmos juntos e unidos com o povo de Várzea Grande. Temos que valorizar a família e, por isso, estamos aqui procurando fazer sempre o melhor. Junto com o governo do Estado estamos dando a dignidade de um lar para milhares de pessoas, e o mais importante, dentro da lei e da ordem e com um mínimo de custo para essas famílias”, enfatizou a prefeita do município de Várzea Grande, Lucimar Campos. 

‘Endereço Certo’

Criado pela Agencia de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, para dar andamento nos processos de imóveis remanescentes, da extinta Cohab, em 1996 e lançado em junho de 2017, o ‘Endereço Certo’ vai beneficiar milhares de famílias que esperam há quase três décadas para concretizar o sonho da casa própria. O Programa vai atender 39 municípios e deve beneficiar em torno de 45.900 mil famílias no estado. 

A Desenvolve MT vai orientar e oferecer apoio técnico às prefeituras para a regularização dos imóveis de forma simplificada e prestará todas as informações necessárias as famílias, para que possa efetivamente escriturar e registrar o imóvel. Desde novembro de 2014 a carteira imobiliária da extinta Companhia de Habitação passou a ser atribuição da Agência de Fomento.

Fonte: Folhamax



Compartilhe