Folhamax (MT) - Governo entrega títulos da extinta Cohab em Várzea Grande
A cerimônia de entrega foi realizada na noite de quarta-feira (21.02) pelo governador Pedro Taques
Mais de 160 famílias várzea-grandenses receberam os títulos definitivos de seus imóveis, por meio do programa Endereço Certo. A cerimônia de entrega foi realizada na noite de quarta-feira (21.02) pelo governador Pedro Taques e foram contemplados os núcleos habitacionais Asa Branca e Santa Izabel.
Moradora da Cohab Santa Izabel, há 33 anos, Elizabeth Ribeiro da Silva, 69, viúva, conta que esperava ansiosamente por esse dia pois pretende deixar o imóvel para os filhos. “Com grande emoção recebo o título da casa onde moro com os meus quatro filhos. Esta casa o meu esposo deixou para nós e agora vou regularizar para futuramente deixar para os meus filhos”, salientou Elizabeth.
Já o morador da Cohab Asa Branca, Paulino Botelho de Campos Neto, 49 anos, técnico de comunicação, sonha em reformar o imóvel. “Todos os Brasileiros sonham com a casa própria, o que está acontecendo hoje é uma conquista. Assim que eu mexer com todas as documentações de escritura vou fazer uma boa reforma”, vibrou o técnico de comunicação.
O residencial Cohab Santa Izabel, foi construída na década de 80, e a Cohab Asa Branca em 1990, dando moradia para 750 famílias. Várzea Grande é o 3º município do estado beneficiado pelo Programa, depos de Água Boa, com 63 títulos entregues e Guiratinga, com a entrega de 15 documentos.
Os títulos vão ser encaminhados para o cartório para o efetivo registro de propriedade. “Várzea Grande foi um dos primeiros municípios a aderir ao projeto ‘Endereço Certo’. Agradeço a prefeita Lucimar Campos que se sensibilizou e encaminhou um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para reduzir o tributo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para as famílias beneficiadas”, ressaltou o diretor de Finanças e Gestão da Desenvolve MT, Levi Saliés Filho.
“O governador Pedro Taques tem feito importantes obras para o Estado de Mato Grosso, e nós que estamos acompanhando e vendo essas realizações, ficamos impactados, com a tamanha importância desses projetos na vida dessas famílias. Está ação em especial, é sem dúvida uma das maiores que o estado poderia fazer. Com muita dificuldade e histórias vivenciadas dentro de cada uma dessas casas, hoje o sonho se torna realidade para milhares dessas famílias”, pontuou o presidente do Conselho da Desenvolve MT, Carlos Avalone.
O evento contemplou a comunidade com serviços de cidadania ofertados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram ofertados serviços como: emissão de 2º via de documentos como RG e CPF e ainda de certidões. Além de fotos ¾, plastificação, inscrições para os cursos ‘Mulheres Amigas’ e ‘Empreendedorismo para jovens e crianças’. “Estamos à frente da administração para seguirmos juntos e unidos com o povo de Várzea Grande. Temos que valorizar a família e, por isso, estamos aqui procurando fazer sempre o melhor. Junto com o governo do Estado estamos dando a dignidade de um lar para milhares de pessoas, e o mais importante, dentro da lei e da ordem e com um mínimo de custo para essas famílias”, enfatizou a prefeita do município de Várzea Grande, Lucimar Campos.
‘Endereço Certo’
Criado pela Agencia de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, para dar andamento nos processos de imóveis remanescentes, da extinta Cohab, em 1996 e lançado em junho de 2017, o ‘Endereço Certo’ vai beneficiar milhares de famílias que esperam há quase três décadas para concretizar o sonho da casa própria. O Programa vai atender 39 municípios e deve beneficiar em torno de 45.900 mil famílias no estado.
A Desenvolve MT vai orientar e oferecer apoio técnico às prefeituras para a regularização dos imóveis de forma simplificada e prestará todas as informações necessárias as famílias, para que possa efetivamente escriturar e registrar o imóvel. Desde novembro de 2014 a carteira imobiliária da extinta Companhia de Habitação passou a ser atribuição da Agência de Fomento.
Fonte: Folhamax
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Artigo - Desafios para a regulamentação de bitcoins no Brasil e no mundo
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes