Em 29/04/2011

Fortaleza: 45% dos imóveis estão com registros irregulares


De acordo com matéria do Diário do Nordeste, as irregularidades são ainda maiores em municípios do interior do estado


O Diário do Nordeste publicou matéria sobre o mercado imobiliário de Fortaleza (CE). De acordo com Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (Sindimóveis-CE), apenas 55% de todo o patrimônio imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza é regularizado, ou seja, 45% de cerca de 850 mil imóveis distribuídos nessa área não têm sequer registro.

O mercado imobiliário do Estado e, em especial, o da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), celebra os bons resultados do ano passado. No entanto, notadamente entre os agentes do setor, existe aquele pensamento de que o desempenho poderia ser mais positivo do que já foi, pois alguns gargalos históricos persistem em permanecer enraizados no segmento, emperrando-o de se desenvolver de modo ainda mais intenso.

Um exemplo clássico disso é o caso do registro dos imóveis. Apenas 55% de todo o patrimônio imobiliário da RMF é regularizado, ou seja, 45% de cerca de 850 mil imóveis distribuídos nessa área não têm sequer registro. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (Sindimóveis-CE), José Maria Cavalcante Lima. Segundo ele, a situação nas cidades do Interior é mais crítica do que na Capital. “Fizemos um levantamento em Russas, e o resultado foi de apenas 7% dos imóveis regularizados. Todos perdem com isso. A Prefeitura que deixa de arrecadar o ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imobiliários Intervivos) e o próprio mercado”, disse.

Cartórios entravam
Conforme José Maria, a burocracia nos cartórios e nos poderes municipais também é responsáveis por boa parte dos negócios não se concretizar. Porém, já há uma movimentação para reverter esse quadro. De acordo com o Sindimóveis-CE, está sendo providenciada a criação de um fórum permanente de discussão, com o intuito de propor soluções para contrapor os problemas que barram a evolução do setor imobiliário local. “Já conversamos com as entidades, e até com o governador Cid Gomes, que se mostrou favorável a integrar o fórum no fim do ano passado. “Acredito que até o fim de maio possamos conseguir realizar o primeiro encontro”, estimou José Maria, ressaltando a necessidade de uma parceria com Creci, Secovi, Sinduscon e Anoreg (cartórios).

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Finanças (Sefin), afirmou que não sabe mensurar as perdas advindas das irregularidades. Mas orienta que o comprador do imóvel vá sempre à Sefin para atualizar o seu cadastro. Nesse ano, conforme a assessoria, a atualização dos números imobiliários está na pauta de ações da Sefin.

Interior em alta
Na opinião do presidente do Sindimóveis-CE, municípios do Interior do Estado estão apresentando um desempenho inédito no setor imobiliário. “Russas, Juazeiro do Norte, Crato e outros estão despontando. 2010 foi muito bom. Tudo que se lançou foi vendido. A perspectiva é de o crescimento continue até 2020 com mais pessoas mudando de classe social”, estimou.

Ele acrescentou que a área residencial responde pela maioria dos negócios fechados pelos corretores no Interior do Estado, e que deve melhorar ainda mais neste ano com o incremento do principal programa habitacional do governo federal. “Todas as áreas foram alavancadas. Mas o forte é o segmento residencial. Em 2010, o Minha Casa, Minha Vida não decolou no Ceará, mas a expectativa para este ano é positiva”.

Fonte: Diário do Nordeste / Ilo Santiago Jr Repórter
Em 29.04.2011
[email protected]
Tel.: 61 3037-4311
 



Compartilhe