Governo prepara pacote para “destravar” crédito imobiliário
Informação foi divulgada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou no dia 27/03/2024, que o Governo Federal prepara um pacote para “destravar” o crédito imobiliário no Brasil. A intenção é permitir que os bancos vendam contratos de financiamento de imóveis, considerados “recebíveis”, abrindo espaço em seus balanços para a liberação de mais crédito. As medidas devem ser anunciadas ainda no início de abril.
Segundo a notícia publicada pelo portal G1 e assinada por Alexandre Martello, Haddad avaliou que “esse mercado é mais desenvolvido em outras nações” e que serão tomadas medidas para “criar um mercado secundário de títulos imobiliários muito robusto para fazer com que o crédito imobiliário rode no Brasil e possa ser multiplicado por muitas vezes.” Além disso, em entrevista concedida à Rádio Itatiaia, o Ministro afirmou que “chega a ser dez vezes mais o crédito imobiliário em alguns países do que é no Brasil. Então imagina você o potencial de crescimento da economia brasileira a partir da construção civil.”
O portal também destacou que, “de acordo com o ministro da Fazenda, a ideia é permitir que os bancos vendam a terceiros os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira, classificados como ‘recebíveis’. Ao repassar esses contratos a outras instituições, os bancos abrem espaço em seus balanços para liberar novos financiamentos imobiliários.”
O Ministro não detalhou como será feita a regulamentação desta transferência de ativos entre as instituições financeiras, mas o portal ressaltou que Haddad se reuniu recentemente com representantes do setor imobiliário para desenvolver esse produto, e que a proposta foi recebida com grande entusiasmo.
Fonte: IRIB, com informações do G1.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
PL que altera Lei de Falências é aprovado na Câmara dos Deputados
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Repercussão Geral: STF cria 77 temas em 2024
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.