Em 01/04/2024

Governo prepara pacote para “destravar” crédito imobiliário


Informação foi divulgada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou no dia 27/03/2024, que o Governo Federal prepara um pacote para “destravar” o crédito imobiliário no Brasil. A intenção é permitir que os bancos vendam contratos de financiamento de imóveis, considerados “recebíveis”, abrindo espaço em seus balanços para a liberação de mais crédito. As medidas devem ser anunciadas ainda no início de abril.

Segundo a notícia publicada pelo portal G1 e assinada por Alexandre Martello, Haddad avaliou que “esse mercado é mais desenvolvido em outras nações” e que serão tomadas medidas para “criar um mercado secundário de títulos imobiliários muito robusto para fazer com que o crédito imobiliário rode no Brasil e possa ser multiplicado por muitas vezes.” Além disso, em entrevista concedida à Rádio Itatiaia, o Ministro afirmou que “chega a ser dez vezes mais o crédito imobiliário em alguns países do que é no Brasil. Então imagina você o potencial de crescimento da economia brasileira a partir da construção civil.

O portal também destacou que, “de acordo com o ministro da Fazenda, a ideia é permitir que os bancos vendam a terceiros os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira, classificados como ‘recebíveis’. Ao repassar esses contratos a outras instituições, os bancos abrem espaço em seus balanços para liberar novos financiamentos imobiliários.

O Ministro não detalhou como será feita a regulamentação desta transferência de ativos entre as instituições financeiras, mas o portal ressaltou que Haddad se reuniu recentemente com representantes do setor imobiliário para desenvolver esse produto, e que a proposta foi recebida com grande entusiasmo.

Fonte: IRIB, com informações do G1.



Compartilhe