Em 05/08/2016

Grupo de Governança de Terras da Unicamp promove o II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico


O secretário geral do IRIB, Frederico Assad, e o vice-presidente do IRIB para o Estado de Mato Grosso, José de Arimatéia Barbosa, participaram do evento


O Grupo de Governança de Terras da Unicamp realiza o evento “II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico”, nos dias 4 e 5 de agosto, no Auditório Zeferino Vaz, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O IRIB é dos patrocinadores do Seminário. Nesses dois dias, está em discussão a natureza dos problemas que unem os dilemas da propriedade e do uso da terra à concepção mais abrangente de desenvolvimento econômico.

O secretário geral do IRIB e registrador de imóveis em Ribeirão Preto/SP, Frederico Jorge Vaz de Figueiredo Assad, foi convidado para participar da mesa 2 “Indefinições jurídicas da propriedade: aspectos legais associados à propriedade da terra”, que teve como palestrante o registrador de imóveis em Paraguaçu Paulista, Ivan Jacopetti. Na oportunidade, Frederico Assad apresentou o trabalho “Registro de Imóveis Eletrônico e Governança Fundiária”. 

O vice-presidente do IRIB para o Estado de Mato Grosso, José de Arimatéia Barbosa, também está na programação. Ele apresentou o tema da mesa 6: “Governança policêntrica de terras na prática”. Também participaram do painel o consultor da FAO, Richard Torsiano, e o fundador da Rede Cerrado, Mauro Oliveira Pires.

As outras mesas abordaram os seguintes temas: “Desenvolvimento econômico e governança de terras”, “Debilidade da governança de terras: a percepção da sociedade”, “Políticas em prol da governança: registro, cadastro e regularização” e “Debilidade da governança de terras: o impacto no setor privado”.

O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Governança Fundiária, composto de estudiosos de várias áreas reunidos em torno de temas relacionados à questão da terra no Brasil, atua predominantemente por meio da pesquisa e publicação sobre questões que remetam à complexidade econômica, histórica, institucional e jurídica que marcam a problemática da regulação fundiária no país.

Apresentação - Frederico Assad

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 5.8.2016



Compartilhe