Em 24/07/2023

Histórias do Registro de Imóveis: vídeo produzido pelo RIB apresenta João Baptista Galhardo


1º Oficial de Registro de Imóveis de Araraquara/SP é Revisor das respostas enviadas pelo IRIB Responde.


O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) produziu, como parte das comemorações dos 180 anos do Registro Imobiliário brasileiro, o vídeo intitulado “Histórias do Registro de Imóveis com João Baptista Galhardo | 1º Oficial de RI de Araraquara (SP)”. Galhardo é 1º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara/SP e Coordenador do IRIB Responde. No vídeo, Galhardo conta um pouco da história do processo de registro, quando este ainda era realizado nos imensos livros de transcrições, além de narrar parte de sua história e como foi seu ingresso na atividade, ainda na década de 50.

Assista abaixo:

Obras essenciais

Além de diversos artigos publicados no IRIB, Galhardo é autor de dois livros obrigatórios: o primeiro, intitulado “O Registro do Parcelamento do Solo Para Fins Urbanos”, conta com prefácio de deliciosa leitura escrito por Ademar Fioranelli e foi publicado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), em parceria com a Sergio Antonio Fabris Editor (safE), no ano de 2004. A despeito dos quase 20 anos de sua publicação e das alterações legislativas ao longo dos anos, o livro, escrito de forma clara e objetiva, é essencial para todos os Registradores de Imóveis que desejam se aprofundar no tema.

O segundo, publicado pela Editora Zerocriativa em 2008, recebeu o título de “O Vendedor de Camomila” e reúne diversas crônicas escritas por Galhardo, todas baseadas em suas próprias experiências de vida e publicadas no Jornal de Araraquara. A obra ainda traz na capa a belíssima arte de Ernesto Lia. Sobre os textos escritos n’O Vendedor de Camomila, o autor relata que “qualquer um deles, do mais reflexivo ao mais brincalhão, foi escrito com seriedade. Seriedade que não se confunde com tristeza. Tristeza é sintoma de problema. E o bom humor é necessário para ser sério.

Fonte: IRIB, com informações do RIB.



Compartilhe