IDI Brasil: novo índice mede atratividade das cidades em relação à projetos imobiliários
Ranking elenca campeãs de demanda por moradia no Brasil.
O Índice de Demanda Imobiliária Brasil (IDI Brasil), desenvolvido pelo Ecossistema Sienge, CV CRM e Grupo Prospecta, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), mede a atratividade das cidades em relação a novos projetos imobiliários e elenca as de demanda por moradia no Brasil. O novo índice foi apresentado pela CBIC ontem, 11/12/2024, e, em síntese, objetiva oferecer mais previsibilidade e eficiência operacional na tomada de decisões pela indústria da construção, além de subsidiar políticas públicas focadas no provimento da habitação.
Segundo a informação publicada pela CBIC, “com abrangência nacional, o estudo inédito, lançado nesta quarta-feira (11), analisa a atratividade de 61 cidades brasileiras para imóveis de padrões econômico, médio e alto, com base em indicadores oficiais e dados não autodeclarados e anonimizados de transações reais. Indicador inovador e estratégico, destinado ao tomador de decisões tanto do setor privado quanto do poder público, o IDI trará dados estratégicos para decisões mais assertivas no mercado de habitação, impactando diretamente na gestão de custos, prazos, recursos e produtividade.”
A periodicidade das análises será trimestral, de acordo com a CBIC, e permitirá monitorar o desempenho, identificar tendências e mapear oportunidades no mercado imobiliário. A Câmara ainda esclarece que “a atratividade das cidades é medida por seis indicadores que compõem o índice, considerando também diversas variáveis do mercado.” Cada indicador é ponderado por especialistas para refletir sua relevância, garantindo um resultado confiável e útil para decisões estratégicas. São eles:
“1. Indicador de Demanda: Mede o número de potenciais compradores, refletindo o tamanho do mercado consumidor e o potencial de consumo na (Fonte: IBGE)
2. Indicador de Dinâmica Econômica: Avalia a capacidade do município de gerar ciclos de demanda e fortalecer a economia local por meio de fatores como emprego e renda, que influenciam a capacidade de compra e a sustentabilidade do (Baseado em dados do IBGE, CAGED e Receita Federal)
3. Indicador de Ofertas de Terceiros: Avalia a concorrência e a saturação do mercado, indicando a disponibilidade de imóveis oferecidos por outros agentes e a viabilidade de novos empreendimentos. (Fonte: Portais de vendana internet)
4. Indicador de Demanda Direta CV CRM: Usa dados de leads para medir a procura ativa por imóveis específicos, apontando áreas de interesse imediato e direcionando estratégias de marketing e vendas. (Fonte: CV CRM)
5. Indicador de Atratividade para Antigos Lançamentos CV CRM: Verifica o desempenho de lançamentos com mais de 12 meses, oferecendo insights sobre a aceitação e estabilidade do mercado na (Fonte: CV CRM)
6. Indicador de Atratividade para Novos Lançamentos CV CRM: Examina o potencial de empreendimentos lançados nos últimos 12 meses, destacando tendências e novas oportunidades de negócios. (Fonte: CV CRM)”
Assista abaixo a live sobre o IDI Brasil:
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Fonte: IRIB, com informações da Agência CBIC.
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