Em 25/08/2015

Incra: Agricultores sergipanos comemoram conquista de área para criação de assentamentos


Imóvel será utilizado para a implantação de quatro assentamentos localizados entre Sergipe e Bahia


Centenas de agricultores comemoraram no dia 21/8 a conquista de mais uma área emblemática para a reforma agrária em Sergipe, a Fazenda Nova Esperança. Localizada entre os municípios de Cristinápolis, em Sergipe, e Rio Real, no estado da Bahia, o imóvel, adquirido pelo Incra, será utilizado para a implantação de quatro assentamentos. “É, sem dúvida, uma grande conquista para a reforma agrária, não apenas pela extensão da área e sua capacidade de assentamento, mas, principalmente, porque com esse imóvel apagamos um foco de tensão. Serão projetos que irão transformar a vida de muitas famílias e dar maior dinamismo à economia regional”, analisa André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe.

Em evento, que contou com as presenças do superintendente da autarquia federal, de um representante da Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe (Seagri) e de lideranças de movimentos sociais, foi apresentada aos agricultores a escritura pública que permitirá ao Incra o aproveitamento da área para a criação dos projetos com capacidade total para o assentamento de 280 famílias.

Nova Esperança

Adquirida com base no Decreto nº 433, que permite a aquisição de áreas consideradas de grande interesse social, a Fazenda Nova Esperança é o terceiro imóvel obtido pelo Incra/SE para a criação de projetos de assentamento somente este ano.

O local apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento da pecuária e ao plantio de milho, mandioca e laranja. “As famílias que serão assentadas nestes projetos já iniciarão suas atividades assessoradas por uma equipe de assistência técnica. Queremos estimular a produção e oferecer alternativas, como a adoção da matriz agroecológica e a estruturação de um projeto de agroindústria, por exemplo. O objetivo é dar todo o suporte para que o assentamento ganhe autonomia e as famílias construam sua própria renda”, afirma Ferreira.

Para a aquisição dos 2.918 hectares de extensão do imóvel, foram investidos pelo Incra R$ 26 milhões. Dentre os quatro projetos, dois serão implantados em Rio Real, consolidando-se como as primeiras áreas de reforma agrária do município.

Fonte: Incra

Em 24.8.2015



Compartilhe

  • Tags