Em 17/07/2013

Incra/CE vai transformar dois imóveis rurais em assentamentos da reforma agrária


A desapropriação das áreas encerrou conflitos agrários e acabou com a ansiedade de famílias que aguardavam a posse da terra para construir suas casas


O Incra no Ceará recebeu a posse de dois imóveis rurais no Território da Cidadania de Inhamuns-Crateús, que serão destinados à criação de assentamentos de reforma agrária para 48 famílias sem terra. A fazenda Monte Alegre, no município de Crateús, foi desapropriada na última sexta-feira (12), em cerimônia de imissão de posse na casa sede da fazenda. Na área de 1.715 hectares serão assentadas 20 famílias. Antes, na quinta-feira (11), o Incra/CE recebeu a posse da fazendaCE capa Parati/Várzea D´Água, onde serão assentadas 28 famílias, em 2.426 hectares no município de Tamboril.

A desapropriação das áreas encerrou conflitos agrários envolvendo os dois imóveis rurais, onde havia a presença de acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Também encerrou a ansiedade de famílias que aguardavam a posse da terra para construir suas casas e produzir alimentos.

Para Edvan Dias da Costa – casado, pai de dois filhos e filho de assentado, que já morou em São Paulo por três anos e voltou à Crateús para ser vaqueiro de um proprietário de terra da região –, a criação de um assentamento em Parati/Várzea D´Água é a chance de conseguir melhores condições de vida para a família. "Com o assentamento, eu espero ter uma casa de qualidade, água e uma agricultura com incentivo dos governos", disse.

Em Monte Alegre, que deverá ser chamada de assentamento Liberdade, a transformação do imóvel em área de reforma agrária trouxe tranquilidade à família da senhora Maria Dalva Pereira do Valle (65), que passou por situações de conflito com a antiga proprietária da fazenda. "Estou muito feliz e agora só quero paz, união de todos e sossego para trabalhar e prosperar", disse.

As cerimônias de imissão de posse tiveram as presenças das futuras famílias assentadas, que comemoraram a obtenção das terras. Em Monte Alegre, foi organizada uma festa com almoço pela manhã e apresentações artísticas durante todo o dia. A superintendente em exercício do Incra/CE, Denise Silva Aragão, e servidores da divisão de desenvolvimento da autarquia no Estado participaram das solenidades, além de autoridades municipais, representantes dos sindicatos rurais locais e famílias assentadas na região.

Segundo Denise Aragão, a superintendência pretende publicar em breve as portarias de criação dos assentamentos para agilizar a liberação dos créditos para apoio inicial das famílias e fomento à produção, além de possibilitar o mais rápido possível o início da construção das casas dos assentados. "O objetivo do Incra não é apenas assentar as famílias, mas também melhorar a qualidade de vida delas", disse.

Avanço na reforma agrária

Com Monte Alegre e Parati/Várzea D´Água já são quatro fazendas desapropriadas este ano para reforma agrária. Foram imitidas em posse, em 2013, a fazenda Juá, no município de Caridade, onde serão assentadas 26 famílias e Lajes, em Trairi, para 52 famílias. Neste mês de julho, o Incra/CE aguarda obter a posse de mais uma área, no município de Barro, que irá beneficiar 60 famílias sem terra.

Fonte: Incra

Em 15.7.2013



Compartilhe

  • Tags