Em 25/07/2013

Incra contrata assistência técnica para 17 assentamentos goianos


Mais de 1600 famílias serão beneficiadas. Atividades iniciam em agosto deste ano. Serão disponibilizados zootecnistas, engenheiros, entre outros profissionais


Com investimento de R$ 1.578.674,42, a Superintendência Regional do Incra em Goiás contratou a empresa Marcos Luz Vieira Júnior e Cia LTDA para prestar serviço de assistência técnica e extensão rural para 1.653 famílias de 17 assentamentos no estado de Goiás

Os contratos foram assinados na terça-feira (23), na sede da do Incra/GO, pelo superintendente da autarquia, Jorge Tadeu Jatobá, e representantes da empresa vencedora de dois dos seis lotes oferecidos na Chamada Pública nº.01/2012.

Com duração de um ano, as atividades iniciam em agosto. De acordo com a empresa, 15 técnicos atenderão às famílias no local e a partir de escritórios montados em dois municípios pólos, São Miguel do Araguaia e Piracanjuba.

Serão disponibilizados profissionais como zootecnistas, engenheiros agrônomos, assistentes sociais, pedagogos, técnicos agrícolas e veterinários. Os técnicos agrícolas que integram a equipe são jovens assentados formados pela Escola Família Agrícola de Uirapuru (GO).

Mais acesso aos programas

Segundo o superintendente Jorge Tadeu Jatobá, o Incra tem grande interesse no suporte dos técnicos na elaboração e acompanhamento dos projetos apresentados pelos assentados para a contratação de créditos produtivos oferecidos pelo Governo Federal. “Há recursos disponíveis não utilizados porque os trabalhadores não têm condições técnicas de acessá-los. Queremos incrementar a adesão a programas como o de Alimentação Escolar (Pnae), o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Terra Sol.”

Outra expectativa do superintendente é quanto à criação de núcleos de exemplo, uma espécie de cadastro de boas iniciativas, com destaque à organização produtiva. A ideia é divulgar essas experiências entre as famílias assistidas como estratégia para incentivar o empreendedorismo coletivo na reforma agrária.

Nova contratação

O Incra fará nova Chamada Pública, ainda em 2013, para o atendimento a mais de 6 mil famílias. Segundo o técnico João Oliveira, integrante da equipe de assistência técnica do Incra/GO, o critério de avaliação das empresas prestadoras do serviço é a qualidade ofertada. “Seguiremos o mesmo padrão desta contratação de agora. Não haverá disputa por menor preço por família e sim por maior experiência e melhor qualificação dos técnicos e das empresas”, informa.

Fonte: Incra

Em 24.7.2013



Compartilhe

  • Tags