Em 15/04/2015

Incra/MT vai incluir todos os assentamentos do estado no CAR até 05 de maio


De outubro a março já foram inscritos 74% do total previsto


Em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Superintendência Regional do Incra no Mato Grosso (Incra/MT) deverá fazer a inclusão todos os assentamentos do estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dentro do prazo previsto.

A meta é que esta atividade esteja concluída até o dia 5 de maio de 2015, data final para a inserção desses dados no sistema.

De outubro do ano passado a março de 2015 já foram inscritos 288 assentamentos rurais federais no CAR, o que corresponde a 74% do total previsto na parceria com a Universidade Federal de Lavras.

Com o CAR, será possível definir as ações de monitoramento e regularização ambiental dessas áreas, bem como auxiliar para que os assentados obtenham créditos agrícolas.

O Cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O superintendente regional do Incra/MT, Salvador de Almeida, ressalta que a inscrição no CAR é feita de forma gratuita aos assentados. “Qualquer cobrança para inscrição de assentamentos no CAR é ilegal e pode ser denunciada ao Incra através de sua Ouvidoria Agrária”, afirma.

No caso dos assentamentos o cadastro é feito por perímetro, ou seja, para a área total do assentamento, e não por lote. Com isso, os assentados que se encontram regularmente inscritos na relação de beneficiários do Incra são contemplados.

Consulta

Para saber se o assentamento já está cadastrado, basta entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso e clicar no botão “CAR”.

Pelo número do CPF do assentado ou o CNPJ do Incra é possível baixar o recibo de inscrição contendo o nome de todos os beneficiários.

O Serviço de Meio Ambiente do Incra/MT criou um informativo com instruções relacionadas ao CAR e está à disposição para esclarecimentos através do número (65) 3644-1104.

Fonte: Incra

Em 14.4.2015



Compartilhe