Em 03/03/2021

Instituto publica segunda parte do IRIB EM DEBATE sobre registro eletrônico de imóveis


ONR, formas de custeio e centralização de dados foram os temas tratados no artigo selecionado.


Conforme mencionado no Boletim do IRIB n. 4762, esta seção traz ao leitor uma série de artigos e debates sobre o Registro de Imóveis. Prosseguindo com esta série, publicamos, nesta edição, a segunda parte do IRIB EM DEBATE sobre o registro eletrônico de imóveis. Confira abaixo o tema selecionado e boa leitura!

IRIB EM DEBATE – PARTE 2

ONR – Aberta a temporada de caça às narrativas

Por Sérgio Jacomino

Parece aberta a temporada de caça a narrativas inventadas e postas em circulação para serem alvejadas e oferecidas como espécie de espetáculo diversionista a incautos. À parte estes, a quem realmente se destina a criação de tais narrativas?

No Estadão do último dia 25/12, um título provocativo chamou a minha atenção: “Tributo ao ONR – Operador Nacional do Registro” (edição de 25/12/2020) [mirror]. Seria uma homenagem à concepção da genial ideia do ONR? Haveria, afinal, um reconhecimento sincero ao trabalho hercúleo empreendido ao longo de mais de uma década pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça e por registradores abnegados?

Rapidamente descobrimos que não. Até o título se revelava dúbio e o conteúdo representa teses requentadas e já veiculadas e respondidas anteriormente. Quais são, afinal, os interesses que essa guerrilha representa?

As principais objeções levantadas contra a iniciativa do ONR podem ser sumariamente sintetizadas da seguinte maneira: [Continue lendo aqui]

Como afirmamos antes, este é um espaço aberto e democrático. Todos os interessados em divulgar suas opiniões, críticas ou sugestões ou, ainda, contribuir com o tema apresentado, podem encaminhar material para o e-mail [email protected]. Estando o conteúdo enviado de acordo com a linha editorial da publicação, o mesmo será oportunamente divulgado.

Na próxima edição desta seção, o Boletim do IRIB publicará o terceiro artigo desta série, que abordará os desafios da implantação do SREI-ONR. Não deixe de conferir!



Compartilhe